No último dia 10 de setembro completei 28 anos de vida. Minha infância e adolescência já ficaram no retrovisor. Já sou bem adulto agora.

Com 28 anos dá pra aprender e fazer muita coisa na vida. Tenho amigos que já têm tantos filhos que estão quase montando um time de futebol de salão. Com 28 anos tem gente que faz sucesso, fica famoso, fica rico, gasta tudo com drogas e morre, como Amy Winehouse.

E tem gente que ainda nem sabe o que quer para o futuro. Normal. A vida é assim.

Mas eu resolvi, então, aproveitar a data pra elencar 28 coisas que aprendi nesses meus 28 anos bem vividos. São aprendizados sobre relacionamento, estudos, carreira e até uma lição pra você, boleiro. Apenas frases breves, algumas com uma explicação extra, pra te fazer pensar e, quem sabe, crescer como ser humano.

 

1 – Quem corre é a bola, que não tem pulmão

Se você joga um futebolzinho, aprenda meu amigo, a bola não tem pulmão, é ela que tem que correr.

2 – O que vem fácil, vai fácil

Tudo que é de graça, a gente não dá valor. Ou a gente luta pra conseguir tudo com o nosso suor ou faz um esforço tremendo pra dar valor a tudo, mesmo aquelas coisas simples e que vem fácil.

3 – Seu nome é seu bem mais valioso. Por isso seja sempre honesto

4 – Nunca compre o que não pode pagar

5 – Estudo em primeiro lugar

6 – Aproveite os momentos com sua família

Esses 4 últimos ensinamentos eu expliquei no artigo “4 lições que meu pai ensinou sobre empreendedorismo, carreira e a vida“. São coisas que ele sempre me dizia e sempre levo pra vida, principalmente a parte de estudar e honrar meu nome, sendo sempre honesto e não devendo nada pra ninguém. Graças a Deus/Alá/Javé/Divindade de sua escolha eu estou com meus boletos todos em dia!

7 – Escolha bem suas amizades

8 – Dinheiro não dá em árvore

9 – Se é possível sonhar, é possível conquistar

Essas são mais algumas lições que retirei do artigo “5 lições que minha mãe ensinou sobre empreendedorismo e carreira“. E eu ainda posso citar várias outras lições que aprendi, mas que não se encaixam no tema empreendedorismo ou vida profissional, por isso vou resumir tudo com este vídeo abaixo:

10 – Veja a beleza das coisas simples

11 – Viva sem preconceitos

12 – Cultive a curiosidade

Esses últimos 3 ensinamentos eu também falei um pouco mais no artigo “4 lições para a vida que as crianças nos ensinam“. Depois de mais velhinho comecei a ver as atitudes das crianças e entendi que precisamos aprender muita coisa com elas, principalmente viver sem preconceitos e cultivar a curiosidade.

Quando nos tornamos adultos parece que somos completos e perfeitos e não precisamos mais aprender, conhecer coisas novas, ficamos com medo de perguntar o por quê das coisas. Mantenha-se curioso sempre!

13 – Arrisque, mas tenha um plano B

Quem não arrisca, não petisca. Mas também não dá pra arriscar pular de bungee jump sem corda e ver se sai vivo. Tudo que for fazer na vida, tenha sempre um plano B pra não ser pego com as calças na mão.

14 – Sucesso não tem nada a ver com dinheiro

Falei um pouco sobre assunto também neste artigo: O que significa sucesso pra você. Mas uma coisa te digo, sucesso não é ter a conta cheia e o coração vazio. Sucesso é ser feliz, ter um propósito, ter orgulho de fazer o que faz. Sucesso é ter a certeza de que você está realizando seus sonhos.

15 – Mentir pra si mesmo é a pior mentira

16 – Não venha pra essa vida a passeio

Qual seu sonho? O que faz da vida? Por que está aqui? Coloque um sentido em sua vida. Trabalhe, estude, ajude as pessoas, crie valor pra sociedade. Não seja só um passageiro na boleia desse caminhão chamado vida.

17 – Respeito é bom e todo mundo gosta

18 – No pain, no gain. Você precisa suar pra realmente conseguir as coisas

Na vida as nossas maiores conquistas vem depois de muita dor, muito empenho. Por isso, não desista no primeiro obstáculo!

19 – Amor e humor são a chave pra tudo

Bote amor e humor em tudo que fizer e você vai ser muito mais feliz. Deixe de ser uma pessoa amargurada, ranzinza, reclamona! Isso só te traz energias negativas.

20 – A vida é curta demais pra ficar se preocupando com a vida dos outros

21 – É melhor falar sobre ideias do que falar sobre pessoas (pior ainda se for pra falar mal)

Essas duas últimas lições se complementam. Pare de ficar se preocupando com a vida dos outros. E, por favor, pare de ficar fofocando sobre outras pessoas. Pare de criticar, falar pelas costas, inventar coisinhas. Que tal falar sobre ideias, lugares, coisas interessantes que gerem boas discussões e, principalmente, que agreguem valor para a sua vida?

22 – Conhecimento só é válido quando é compartilhado

Do que adianta você ser tão inteligente mas esse conhecimento todo só morar dentro da sua cachola? Compartilhe o que você sabe, colabore com o desenvolvimento de outras pessoas. Aí você vai entender como é bom conseguir o próximo item dessa lista.

23 – Não há nada melhor do que ouvir um obrigado

24 – Tem pessoas que simplesmente não querem entender o que você fala

25 – Sempre que sair de um emprego, saia pela porta da frente e deixe-as abertas

Não saia de um emprego mal falado, com brigas ou deixando pontas soltas. Se você precisou deixar um emprego para aproveitar uma outra oportunidade, tente sair e deixar as portas abertas. Seu patrão agora pode ser um parceiro no futuro. Nunca feche portas, principalmente no mundo do negócios.

26 – Errar faz parte, assumir o erro é essencial, ficar lamentando e não fazer nada é opcional

27 – Pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve

Objetivo! Entendeu? Qual seu objetivo? Qual seu sonho? O que quer da vida?

28 – Seja a melhor versão de si mesmo

 

—————

Este artigo também está lá no meu perfil do LinkedIn

Se quiser receber artigos como este por email, é só se cadastrar:http://eepurl.com/cqEXXv

Você também pode receber meus artigos semanais pelo whatsapp, é só se cadastrar neste link: http://cvtt.me/2p0LR9b (E pode relaxar, vou mandar uma vez por semana apenas, sem encher o seu saco!)

Ps.: Se você estiver acessando pelo computador, é necessário estar com o Whatsapp Web ativo. Ao clicar no link, você vai enviar uma mensagem automática pra mim, assim vou poder te adicionar na minha lista de contatos pra enviar meus conteúdos e, também, você poderá falar comigo normalmente. Nada robótico. Sou eu mesmo, conversando com você, crescendo junto com você! 

Aproveite e curta a minha página no Facebook: facebook.com/guisantospro

😘

 

—————

Guilherme Santos: Formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduando em Mídias Sociais e Marketing Digital, atua na área de comunicação desde 2007.

É especialista em criação de conteúdo e marketing digital. Apaixonado pela escrita, trabalha como redator freelancer para diversos clientes em todo o Brasil. Faz parte do time de redatores da Contentools, escreve uma coluna semanal no Jornal de Laguna, além de públicar artigos em seu blog, LinkedIn e em portais parceiros que divulgam seus conteúdos.

Também vem ajudando pessoas e empresas a desenvolverem seus perfis no LinkedIn através de consultoria, gerenciamento de publicações, treinamentos e palestras.

 

—————

Gostou do texto? Curta, compartilhe e comente. Vamos trocar ideias!

 

Você vai gostar desses posts também

Gosto de ver os comentários. Escreve algo aí!