Há algumas semanas escrevi um artigo onde eu falava sobre as 4 dicas que eu queria ter recebido quando era calouro. O artigo foi bastante visto e comentado em meu Linkedin. E alguns destes comentários sugeriam a criação de um texto falando sobre o pós-faculdade. Quando nos formamos, o que fazer? 

Fiz esta pergunta em uma publicação e muitas pessoas comentaram, ajudando a criar este artigo. (Link para a publicação no final do texto).

Então, mais uma vez criei 4 dicas essenciais pra você que se formou e não sabe o que fazer. Se você conseguiu aproveitar as dicas que dei para calouros, provavelmente conseguiu chegar aqui mais tranquilo e sabendo o que quer da vida, com experiência e um rumo para seguir. Caso não tenha tido tanta sorte, talvez esteja um tanto quanto apavorado por ter que deixar o status de estudante, passando para desempregado. Ou como muitos preferem: Em busca de recolocação profissional. 

Seja qual for seu caso, se acabou de se formar, aqui estão algumas dicas essenciais pra você!

 

1 – Continue Estudando

A última dica do texto para os calouros foi: a faculdade não termina quando acaba. E pra começar este texto eu não poderia falar de algo diferente. A faculdade é apenas o primeiro passo de uma longa caminhada. Nos dias de hoje um diploma de faculdade não faz tanta diferença assim. Só ser formado não basta. É preciso conhecer mais, ter conteúdo e vivência. E uma boa forma de obter tudo isso é estudando. E não digo apenas para fazer uma pós, mestrado ou doutorado, mas qualquer tipo de curso ou busca de conhecimento que agregue valor para sua vida ou carreira. 

Eu, por exemplo, me formei em 2012 e ainda não fiz uma pós (tudo indica que vai ser este ano!). Mas logo depois de me formar fiz um longo curso de inglês, depois disso me formei como Técnico em Transações Imobiliárias (na época que me aventurei como corretor de imóveis) e estou sempre lendo, fazendo pequenos cursos, indo a palestras e feiras. Tudo isso vai enriquecer muito seu currículo e, principalmente, sua bagagem cultural.

E falando em estudar, existem muitas escolas online, cursos grátis e pagos, que realmente podem te ajudar (e muito). Mas não vou falar disso agora pra não tornar o texto muito extenso. Por isso você deve se cadastrar pra receber meus emails! Em breve quero abordar esse assunto e trazer dicas e oportunidades.

 

2 – Tenha experiência na área

Você chegou no fim da faculdade e não teve tempo (ou vontade) de fazer um estágio? Então a hora é agora! Dificilmente a gente sai da faculdade já num emprego ótimo, sem ter uma experiência anterior. A grande maioria das pessoas que conheci fizeram estágios durante a faculdade e quando se formaram já tinham subido de cargo ou recebido propostas melhores.

Mas, se não fez, seja lá por qual motivo, mexa-se agora! Vá em busca de estágios e vagas na área que você deseja e não desista. Realmente não é fácil.

E mais: Se você não encontra o que quer, não tenha medo de empreender! Tire da cabeça esta mentalidade de que você precisa de um emprego com carteira assinada. Faça você mesmo suas oportunidades, vá atrás do que você quer, faça do seu jeito!

Quanto mais cedo você adquirir experiência trabalhando de verdade, mais cedo você vai começar a colher os resultados.

 

3 – Não tenha medo de arriscar

E como já disse no item anterior: Não tenha medo. Se pintou uma oportunidade em outro lugar, vai! Tem uma vaga na sua área, mas está com medo de deixar o emprego formal pra se arriscar? Deixa de medo! Muitas das grandes conquistas que conseguimos em nossas vidas acontecem quando deixamos nossos medos de lado e arriscamos. 

Porém, contudo, todavia… Corra riscos calculados. Só você sabe os riscos que vale a pena correr. Se você tem um filho pra criar, por exemplo, talvez não deva arriscar tanto. Mas se você é um pequeno mancebo que acabou de sair da faculdade e não tá afim de voltar pra casa da mãe, então, vai nessa, meu filho!

 

4 – Não tenha medo de recomeçar

Aí você arriscou, mas não deu certo. Se formou e de repente parou e pensou: Nem era isso que eu queria. Ou aquela velha desculpa: Só fiz esse curso pra agradar minha família.

Se você se formou, mas por algum motivo viu que não era bem isso que você queria, comece de novo!

Nunca é tarde pra buscar seu caminho, sua felicidade! A vida é feita de finais e recomeços. Mesmo depois das noites mais escuras, o sol sempre volta a brilhar pela manhã. Com a vida acadêmica pode acontecer o mesmo. Recomece de maneira diferente, trace outros caminhos. Não tenha vergonha de chegar ao final e ver que percorreu o caminho errado. Você deve, sim, se envergonhar de ficar a vida inteira fingindo que estava no caminho certo.

E falando em caminhos, recomeços e felicidade, talvez esse texto te ajude a refletir: A vida é como um GPS. Mas você sabe pra onde ir?

 

DICA BÔNUS

Como dito lá no começo do texto, fiz uma postagem em meu linkedin e várias pessoas comentaram as dicas que dariam para um recém-formado. Então, é só clicar e ver o comentário de todos que ajudaram a fazer este artigo. 

E agora, interaja por aqui também. Fique à vontade para deixar suas dicas e sugestões nos comentários!

———-

E fica o agradecimento a todos que comentaram e ajudaram a fazer este artigo. E você que lê agora, interaja também. Me siga aquicadastre-se pra receber meus emails e curta minha página no Facebook. Juro que serei um cara legal e vou trazer conteúdo interessante pra você!

Abraços na alma para meu sócio na Crush Design, Top Voice do Linkedin, amigo e inspiração, Matheus de Souza e para os demais seguidores e amigos que comentaram: Joelmir Leite de Andrade, Antonio Brízida Miranda, José Kleber, Gustavo Vieira, Leonardo Obladen, Marco Campos, Vinícius Conti da Costa, Cristina Graeml, Tatielle Custódio Pagoto, Amaryllis Tissei, Iago Perin, Leonardo Molina, Adhemar Braga de Souza, Flávia Barra.

Abraço mais que especial e cheio de carinho para minha namorada, Letícia Mendes da Rosa, que por várias vezes falou: “Agora que eu me formei, faz um artigo falando sobre o que fazer depois de formada”. Então tá aí! S2 S2 S2

 

 

—–

Guilherme Santos: Formado em Publicidade e Propaganda, atua na área de comunicação desde 2007 e escreve uma coluna semanal no Jornal de Lagunadesde 2014. Fundou, juntamente com um sócio, em 2015 a startup Crush Design, especializada na criação e venda de móveis em formato digital. Também tem uma empresa de marketing e publicidade, que hoje se chama Gui Santos PRO, e faz criações de artes gráficas, redação, social media e criação de conteúdo para vários clientes.

Gostou do texto? Curta, compartilhe e comente. Vamos trocar ideias!

E falando em trocar ideias, estou criando um grupo fechado para quem quer receber e-mails meus com novidades, textos em primeira mão e dicas. É só clicar neste link pra se cadastrar: http://eepurl.com/cqEXXv

Não se esqueça de me seguir aqui no Linkedin. Toda semana posto um artigo diferente, que você vai gostar de ler, tenho certeza!

Também peço que siga minha página no Facebook: www.facebook.com/guisantospro/

E depois de te pedir tantas coisas, só quero agradecer! Obrigado por ler até aqui. Espero que possamos continuar nos comunicando e crescendo profissionalmente!

Você vai gostar desses posts também

Gosto de ver os comentários. Escreve algo aí!