Você provavelmente conhece o espetáculo Improvável, protagonizado pela Cia Barbixas de Humor. A menos que você tenha acordado agora de uma hibernação de uns 10 anos. Mas como acho que não é este o caso, então, provavelmente você já deve ter visto, ao vivo ou pela internet, algumas esquetes e desafios desse grupo. Se não viu, clica e dá uma olhada no canal deles no Youtube. Você vai gostar. Mas faz isso depois de ler aqui, senão você vai emendar um vídeo no outro e aí vai se esquecer do mundo e de ler isso aqui.

O objetivo aqui não é falar quem são eles, como surgiram e etc. O intuito é apenas mostrar como o trabalho que eles fazem pode nos dar excelentes insights para o nosso sucesso pessoal e profissional. Afinal, eles não nos fazem apenas rir. Também conseguem nos fazer pensar em como certas estratégias e posturas podem ser importantes para alcançarmos a excelência.

 

Seja uma escada para o sucesso

Os jogos promovidos pelos Barbixas no espetáculo Improvável tem sempre uma grande imprevisibilidade. Como eles fazem para ter sempre uma resposta, conseguir elaborar uma cena ou uma piada? Ensaio e treino, jovem padawan!! Mas não treinando o que vai ser feito na hora do show. Afinal, é tudo improvisado, ninguém sabe o que vai fazer. Eles ensaiam e treinam para confiarem um no outro, entender os sinais de cada um, saber como servir de escada pra que o outro faça sua piada e mantenha a graça do espetáculo.

Todos os participantes fazem uma cena e sempre deixam um pontinha, uma deixa para que o outro possa desenrolar sua fala também e, principalmente, para tornar o jogo engraçado. Sinergia é a palavra perfeita para descrever o que acontece no palco.Um confia no outro e sabe o que precisa ser feito para que todos consigam o objetivo maior: arrancar risadas do público.

É este um dos comportamentos que mais fazem falta, tanto nas empresas, como em nossas vidas. Ninguém quer servir de escada para que o outro possa ter sucesso. Ninguém consegue entender que ao promover o sucesso do outro, principalmente quando fazem parte da mesma equipe, acabam promovendo o sucesso de todos. Temos que aprender a ser mais como um Carlos Alberto de Nóbrega, que prepara o terreno pro humorista fazer sua piada. No final, todos acabam rindo e feliz.

 

Sem desafios não há superação

Nos espetáculos o principal desafio é ser engraçado e fazer a plateia rir. Mas ainda tem outros desafios que fazem dos Barbixas e do espetáculo Improvável um dos mais vistos no youtube, além de ser uma das peças que está mais tempo em cartaz no teatro Tuca, em São Paulo. Eles têm o desafio de continuar sendo relevantes, mesmo depois de tanto tempo e mesmo com tantas mudanças em nossas vidas.Uma peça, principalmente de humor, não consegue ficar tanto tempo na crista da onda se não se reinventar sempre. E isso eles fazem bem!

Eles têm o desafio de sempre inventar um jogo novo, que a plateia não tenha visto e que consiga arrancar mais risadas. Sem o estímulo para tentar fazer algo novo, de se superar, acaba o famigerado “tesão”. E sem tesão acaba a vontade de alcançar mais, crescer e a felicidade vai definhando, como uma flor que não é regada.

 

Seu público é seu rei

Um dos grandes problemas que empresas enfrentam é não ouvir e não interagir com seus clientes. Continuam fazendo aquilo que acham que está certo e não se ligam no que o público realmente quer. Foi assim que a Blockbuster faliu. Continuou achando que estava fazendo o certo ao investir em fitas e dvds e não notou que o mercado estava mudando.

Os Barbixas lotam praticamente todos os seus espetáculos, mesmo com suas peças disponíveis no Youtube. Todos querem vê-los, pois cada show é único e se desenrola diferente por conta da participação direta da plateia. O público é tão importante quanto eles, que estão lá em cima do palco.

Seu cliente é seu rei. É pra ele que você deve jurar lealdade. É ele que você tem que proteger. 

 

Coloque amor e humor em tudo que fizer

O título é autoexplicativo, né?

 

 

—-

Conteúdo Extra

Quer ver alguns vídeos dos Barbixas e do espetáculo Improvável? Separei alguns aqui que acho show de bola! E também entrevistas que eles deram, contando toda a história e trajetória. Divirta-se!

 

 

 

 

 

 

———-

Guilherme Santos: Formado em Publicidade e Propaganda, atua na área de comunicação desde 2007 e escreve uma coluna semanal no Jornal de Laguna desde 2014. Fundou, juntamente com um sócio, em 2015 a startup Crush Design, especializada na criação e venda de móveis em formato digital. Também tem uma empresa de marketing e publicidade, que hoje se chama Gui Santos PRO, e desenvolve artes gráficas, redação, social media e criação de conteúdo para vários clientes.

Gostou do texto? Curta, compartilhe e comente. Vamos trocar ideias!

E falando em trocar ideias, estou criando um grupo fechado para quem quer receber e-mails meus com novidades, textos em primeira mão e dicas. É só clicar neste link pra se cadastrar: http://eepurl.com/cqEXXv

Não se esqueça de me seguir aqui no Linkedin. Toda semana posto um artigo diferente, que você vai gostar de ler, tenho certeza!

Também peço que siga minha página no Facebook: www.facebook.com/guisantospro/

E depois de te pedir tantas coisas, só quero agradecer! Obrigado por ler até aqui. Espero que possamos continuar nos comunicando e crescendo profissionalmente

Você vai gostar desses posts também

Gosto de ver os comentários. Escreve algo aí!