O carnaval já passou, provavelmente você já teve o trote e agora finalmente vai começar a estudar de verdade, não é? Também já conheceu seu campus, alguns veteranos, professores e colegas, certo? Conhecer o ambiente e o pessoal que faz parte dele é o básico ao entrar na faculdade. Essas são as dicas iniciais para qualquer calouro, mas provavelmente você já sabe disso.

Quero te dar algumas dicas mais “especiais” que muitas vezes a gente só se dá conta no final do curso ou depois de formado. Então vamos direto para o que interessa, afinal, você precisa estudar, né calouro!?

 

1 – Network. É pra isso que serve a faculdade

Tá, estou dando uma exagerada. A faculdade serve pra você aprender e se tornar apto para aquela profissão. Mas, em alguns casos, o principal mesmo é o network. Levando em conta que todos os seus colegas vão aprender as mesmas matérias da mesma forma que você, então um grande diferencial vai ser o que você conseguir criar de conexão com outras pessoas.

Por isso converse com os colegas, professores e funcionários, não seja introvertido, estude, vá na biblioteca, seminários e até no bar! Aliás, do bar já surgiram muitas ideias inovadoras e parcerias de sucesso, posso garantir!

Quando você terminar a faculdade e buscar o seu lugar no mercado de trabalho, estas conexões serão extremamente úteis. Então, se você é meio fechado, sugiro tentar mudar isso. Leia livros, faça cursos e saia do seu casulo.

Hoje vejo que eu poderia ter criado um network maior, me exposto mais, mostrado minhas habilidades e aproveitado mais este espaço multicultural da faculdade. Então, não faça como eu. Não tenha medo!

 

2 – Seja o melhor que pode ser

Agora vem aquela parte que seus pais vão adorar ler. Cara, se você está na faculdade, seja o melhor que pode ser. Estude, aprenda, faça as atividades, busque mais, vá em tudo que a faculdade oferecer. Sai dessa de ficar indo só pro bar, paquerar e levar tudo “nas coxas” até o diploma sair.

Você pode aproveitar tudo isso, mas saiba a hora de fazer. Não tenha vergonha de ser um bom aluno. Lembre-se que ser chamado de CDF porque você tira notas boas não é nenhum demérito. Coitado de quem é tão medíocre que precisa diminuir aquele que estuda e mostra o seu melhor.

Também não exagere e se torne aquele CDF chato, que só quer estudar e não consegue relaxar de vez em quando. Saiba dosar. Estude bastante, mas claro, aproveite o ambiente de faculdade, que vai te proporcionar muita coisa legal fora da aula.

 

3 – Faça intercâmbio

As melhores oportunidades de intercâmbio acontecem quando estamos na faculdade. Então comece a se planejar, veja os programas que sua faculdade oferece e se não tem muitas opções, procure na internet.Têm vários sites e até programas do governo pra isso.

Eu dei mole e não aproveitei na minha época. Me arrependo amargamente de não ter tentado achar alguma oportunidade. E depois que você se forma, o leque de opções se fecha. As opções boas e baratas são para aqueles que estão na faculdade.

 

4 – A faculdade não termina quando acaba

Mesmo depois de formado, continue fazendo parte da vida acadêmica da sua faculdade. Vá nas palestras, cursos e eventos promovidos. Visite seus antigos professores e, se possível, conhece os novos alunos. Nunca perca a oportunidade de passar seu conhecimento adiante. Isso não é para “se aparecer”, mas uma forma de ajudar outras pessoas através do seu conhecimento. A não ser que você não tenha nada a acrescentar pra ninguém. Aí fique calado!

Mas se você aproveitou sua faculdade, estudou, foi um bom aluno, conhece sobre a vida acadêmica e gosta deste ambiente, continue mantendo os laços com sua faculdade. Aproveite pra emendar um curso de extensão, uma pós ou um MBA. Se formar em uma graduação é apenas o primeiro passo de uma vida acadêmica que pode ser muito proveitosa!

 

———-

Guilherme Santos: Formado em Publicidade e Propaganda, atua na área de comunicação desde 2007 e escreve uma coluna semanal no Jornal de Lagunadesde 2014. Fundou, juntamente com um sócio, em 2015 a startup Crush Design, especializada na criação e venda de móveis em formato digital. Também tem uma empresa de marketing e publicidade, que hoje se chama Gui Santos PRO, e faz criações de artes gráficas, redação, social media e criação de conteúdo para vários clientes.

Gostou do texto? Curta, compartilhe e comente. Vamos trocar ideias!

E falando em trocar ideias, estou criando um grupo fechado para quem quer receber e-mails meus com novidades, textos em primeira mão e dicas. É só clicar neste link pra se cadastrar: http://eepurl.com/cqEXXv

Não se esqueça de me seguir aqui no Linkedin. Toda semana posto um artigo diferente, que você vai gostar de ler, tenho certeza!

Também peço que siga minha página no Facebook: www.facebook.com/guisantospro/

E depois de te pedir tantas coisas, só quero agradecer! Obrigado por ler até aqui. Espero que possamos continuar nos comunicando e crescendo profissionalmente!

Você vai gostar desses posts também

Gosto de ver os comentários. Escreve algo aí!