Quer ganhar muito dinheiro, trabalhando pouco, sem sair de casa e com risco zero? O que acha de viver viajando, sem precisar se preocupar com trabalho, vivendo apenas dos seus investimentos, com 100% de lucro e sem precisar vender nada?

Isso parece impossível, né? Parece um negócio milagroso demais pra ser verdade? Parece uma oportunidade com alto potencial para te enganar e roubar seu dinheiro, não é mesmo? Mas se você acha isso, saiba que está completamente certo!!

Larga mão de ser boca mole (gíria catarinense, da região de Florianópolis, que é sinônimo de pessoa desligada, meio burra).

Não existe negócio sem nenhum risco e com alto retorno. Se alguém te disse isso, a chance de você estar sendo enganado, é grande.

Aliás, pra que você sempre saiba como se prevenir de negócios dessa estirpe, preparei esse breve tutorial, baseado em alguns anos de experiência e no recente contato com uma pessoa que veio me seduzir a entrar em um negócio de caráter duvidoso.

Obviamente não vou expor a pessoa nem o negócio que ela representa, mas vou mostrar as atitudes que indicam que você está entrando numa cilada, Bino!

 

1 – Não existe almoço grátis

Essa não é bem uma dica. É uma regra. Pegue essa frase, guarde num potinho, escreva no seu mural, leve para a sua vida, amigo(a). Não existe almoço grátis! Se alguma coisa é grátis, é porque existe algo que não é grátis que você precisa consumir. A conta vem de alguma maneira.

Outra coisa que você precisa aprender: Se você usa algum produto de graça, é porque há grandes chances de que você seja o produto! Assim como o Facebook que você usa. Ele é grátis, porque você é o produto. Seus dados, suas informações, seus costumes, hábitos, opiniões, é isso que ele vende para os anunciantes.

E, em alguns casos não tem nada demais. É o “preço” que pagamos para ter algo grátis. Uma contrapartida. Só que no caso de alguns desses negócios milagrosos você não tem a tal contrapartida. Tem apenas a promessa de que vai receber algo muito vantajoso. Mas, no fim, recebe uma baita bola nas costas.

 

2 – Conheça bem a pessoa que está te oferecendo esse negócio milagroso

Se quem está tentando te seduzir para esse tipo de empreitada é um familiar, você provavelmente já conhece bem a pessoa. Essa é a boa notícia. A má notícia é que, por conta deste fato, você vai acreditar que o negócio é realmente algo muito bom, afinal, um familiar ou amigo nunca ia te meter em roubada, não é mesmo? Bom… é possível que essa pessoa nem saiba que é uma roubada ainda e que realmente acredite que vocês vão se dar bem. Nesse caso, você deve estar atento às dicas a seguir para avaliar melhor.

No entanto, se você conheceu esta pessoa através da internet, precisa ter alguns cuidados. Como citei anteriormente, tive um caso recente. A pessoa me adicionou pelo LinkedIn e veio me convidar para assistir uma apresentação de uma oportunidade incrível.

O primeiro passo foi avaliar o perfil desta pessoa. Neste caso havia diversas postagens repetidas sempre com o mesmo discurso, mesma abordagem. Ou seja, nada de relevante, apenas a boa e velha tática de guerra de tentar divulgar e conseguir mais e mais gente para o seu rebanho. Algumas postagens, além de repetidas várias vezes na semana, também tinham sempre os mesmos comentários das mesmas pessoas. Fakes, talvez?

Em outros casos a pessoa está sempre tentando ostentar algo. Muitas vezes são fotos de carros, viagens e dinheiro que ela nunca teve. Outras vezes são vídeos motivacionais cheios de clichês.

Realmente as estratégias são as mais variadas. Por isso, você tem que ter olho vivo e prestar atenção nos detalhes.

 

3 – Se tiver muito mistério, cuidado

Se tanto a pessoa que estiver te oferecendo esta oportunidade, como a empresa, forem cheias de mistério, cuidado! Acenda o alerta do seu DVDM (Departamento de Vai Dar Merda).

Afinal, se o negócio é realmente honesto, pra que se esconder, não é mesmo? Dessa forma, eles não terão nenhum problema em divulgar informações como o nome da empresa, sócios e CNPJ para que você possa consultar a idoneidade da mesma.

Então, fique ligado. Se a pessoa não revelar o nome da empresa, nem de onde ela é, nem o que faz ou representa, tome cuidado. Provavelmente vão te dizer que é algo sigiloso ou vão te convidar para mostrar uma apresentação onde te explicarão tudo detalhadamente. Nesse caso, insista que apresentem uma amostra ou já façam um resumo sobre o que se trata.

Algumas tem estratégias mais elaboradas e tem sites, vídeos e apresentações muito impactantes, cheias de frases retiradas de livros de autoajuda. Algumas se utilizam até de dados e números para tornar as coisas mais críveis. Mas é sempre bom checar estas informações. Lembre-se que é possível dizer um monte de mentiras, contando apenas a verdade.

 

4 – Se for necessário um “pequeno investimento” acione urgentemente o DVDM

Em negócios de caráter duvidoso é tudo sempre nebuloso. Não parece ter um produto ou serviço de verdade e que seja conhecido e aceito pelo mercado. Você sempre precisa convidar mais pessoas pra fazer parte desse clubinho e vai ter sempre que desembolsar uma boa quantidade pra investir em seja lá o que for.

Obviamente, são poucos os negócios onde você tem investimento zero. Eu até citei alguns exemplos desses tipos de empreendimentos quando escrevi um artigo onde falo de 3 métodos reais e seguros para ganhar dinheiro online e sem sair de casa. Nada de método de pirâmide financeira ou afins. Apenas estratégias simples, mas que vão requerer bastante trabalho e empenho, afinal, como você aprendeu na primeira dica: não existe almoço grátis. Mesmo que você não precise investir dinheiro, provavelmente vai precisar investir uma boa dose de tempo e hard work.

Portanto, se você não está com dinheiro sobrando, sem saber onde gastar, pense bem antes de investir em algo que você não conhece. E fique atento para seguir a próxima dica.

 

5 – Não faça nada nas pressas

Estratégia básica de marketing: o sentimento de urgência.

Faça parte do nosso clubinho sensacional que vai te proporcionar ganhos incríveis num curto espaço de tempo e que é muito limitadíssimo e que você vai perder a única chance da sua vida se não fizer parte agora mesmo nesse exato instante e por isso não pode perder mais nenhum segundo e deve assinar aqui, aceitar os termos e pagar agora mesmo mas com esse incrível e mega desconto especialmente pra você parcelado em suaves prestações.

E aí, vai perder essa oportunidade, cara?

Pensar pra que? Pensar é coisa de quem tem medo. Acredite nos seu sonhos, faça agora mesmo. Siga seus instintos!

Nem preciso dizer que seguir estes pensamentos imediatistas é uma maneira muito arriscada de entrar em um negócio, não é mesmo?

Pense bem. Avalie todos os pormenores e não faça nada nas pressas. Pesquise, converse com amigos, fale com os familiares, avalie os prós e os contras para, então, agir.

 

Bônus – Fique com o pé atrás se ouvir alguma dessas frases

  • Empresa em pleno crescimento seleciona empreendedores que estejam em busca de desafios e queiram realizar seus sonhos
  • Vagas limitadas a apenas x pessoas
  • Oportunidade para trabalhar em casa, apenas nas horas vagas
  • Não precisa ter experiência
  • Apenas para quem quer fazer renda extra rapidamente
  • Lucros de até 100%
  • Excelente plano de carreira
  • Não é preciso vender nada
  • Produtos exclusivos
  • Serviço essencial para a maioria das pessoas
  • Não temos concorrentes no mercado
  • Renda extra de até (insira aqui qualquer valor que seja maior do que qualquer salário pago no mercado)
  • Os lucros dependem apenas de você e seu empenho
  • Estamos buscando pessoas que queiram mudar de vida agora mesmo

E essas são apenas algumas dicas do que você pode fazer para avaliar se está entrando em cilada. A melhor dica é ficar sempre atento e não acreditar em tudo. Estas pessoas estão sempre encontrando novas formas de te seduzir, portanto, tenha sempre um pé atrás.

 

—————

Este artigo também está lá no meu perfil do LinkedIn

Se quiser receber artigos como este por email, é só se cadastrar:http://eepurl.com/cqEXXv

Você também pode receber meus artigos semanais pelo whatsapp, é só se cadastrar neste link: http://cvtt.me/2p0LR9b (E pode relaxar, vou mandar uma vez por semana apenas, sem encher o seu saco!)

Ps.: Se você estiver acessando pelo computador, é necessário estar com o Whatsapp Web ativo. Ao clicar no link, você vai enviar uma mensagem automática pra mim, assim vou poder te adicionar na minha lista de contatos pra enviar meus conteúdos e, também, você poderá falar comigo normalmente. Nada robótico. Sou eu mesmo, conversando com você, crescendo junto com você! 

Aproveite e curta a minha página no Facebook: facebook.com/guisantospro

😘

———

Guilherme Santos: Formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduando em Mídias Sociais e Marketing Digital, atua na área de comunicação desde 2007 e escreve uma coluna semanal no Jornal de Laguna desde 2014. Fundou, juntamente com um sócio, em 2015 a startup Crush Design, especializada na criação e venda de móveis em formato digital. Também tem uma empresa de marketing e publicidade, que hoje se chama Gui Santos PRO, e é especializada em redação e criação de conteúdo. Também executa serviços de social media e design gráfico para diversos clientes.

Gostou do texto? Curta, compartilhe e comente. Vamos trocar ideias!

Você vai gostar desses posts também

Gosto de ver os comentários. Escreve algo aí!