Mãe realmente tem uma sabedoria ímpar, não é mesmo? Pena que nem sempre a gente dá ouvidos na hora certa. Algumas vezes a gente só vai entender aquele conselho depois de quebrar a cara. Aí é que a gente cai na real e pensa: bem que minha mãe me avisou, mas eu não quis escutar.

Pra facilitar sua vida, vou traduzir para a linguagem corporativa e empreendedora as velhas lições que minha mãe passou (e a sua provavelmente também). Aquelas frases que ela sempre dizia, estavam cheias de significados intrínsecos. Você só precisava olhar nas entrelinhas!

 

Escolha bem suas amizades

“Não quero tu andando com aquele rapaz. Aquele ali é um fio desencapado. Ele não presta”. Quem nunca ouviu isso, ein? No mundo corporativo isso vale, e muito! Uma amizade com alguém que não está comprometido com seu trabalho pode te contaminar. Se a pessoa for improdutiva, sua produtividade também será afetada. Uma pessoa que gosta de uma maledicência (pra não falar outra coisa), vai acabar te atrapalhando, envolvendo em intrigas e minando o ambiente de trabalho.

E se você é empreendedor, isso vale também para os sócios e parceiros da empresa. Eles acabam sendo uma espécie de amigo do seu negócio, pois são corresponsáveis pelo sucesso do seu empreendimento. Um sócio que não colabora para a evolução, que não te completa, tem ideias totalmente diferentes e quer levar a empresa pra outra direção, infelizmente não é uma boa companhia. Seu sócio pode ter ideias diferentes (isso é muito recomendável), porém ambos precisam estar alinhados em um objetivo comum. Vocês podem discordar dos meios, mas não do fim.

Imagine o seguinte: se sua empresa estivesse fazendo negócios com uma outra que estava envolvida na Lava Jato e acabasse entrando no balaio, mesmo sem culpa ou sem saber. Como fazer pra sair de toda essa sujeira? Por isso, tome cuidado com essas suas amizades aí, viu!?

 

Dinheiro não dá em árvore

Quando sua mãe falava isso, não era apenas uma desculpa pra não comprar aquele tênis novo que é irado e todo mundo tá usando. Realmente dinheiro não dá em árvore. E você que está querendo empreender, provavelmente já deve ter notado isso. Se não notou, se prepare: uma hora a fonte pode secar. E mesmo que seu negócio já tenha começado bem, ou que você tenha herdado um empreendimento em plena ascensão, uma hora o mercado pode mudar, pode surgir alguma lei que atrapalhe suas operações, pode surgir um concorrente inesperado, pode acontecer alguma crise. A história está repleta de exemplos de empresas que estavam em seu auge, mas de um dia pro outro viram seu império ruir.

Por isso, caso sua fonte seque, tenha sempre algumas reservas de água para se manter abastecido na época da seca. A gestão administrativa e financeira deve ser o pilar de qualquer empresa. Não tenha gastos desnecessários e saiba utilizar seus ativos da melhor maneira. Afinal, dinheiro não dá em árvore e pode ser que você não tenha a sua mãe pra te ajudar financeiramente dessa vez.

 

Sua obrigação é tirar nota 10

O que você faz? Sua empresa trabalha com o quê? Você vende cachorro quente? Então sua obrigação é fazer sempre um cachorro quente nota 10! Você não faz mais nada da vida, então tem a obrigação de fazer sempre o melhor.

Se sua mãe era tipo a minha, que dizia que eu precisava ser um ótimo aluno, pois a única coisa que eu fazia era estudar, então você entende bem isso.

E no seu trabalho, sua empresa, você também precisa levar esse ensinamento em conta. Se você não fizer um ótimo serviço, seu cliente não vai ficar satisfeito. O aprimoramento constante e a busca pela excelência é algo inerente a qualquer negócio. O dia que você achar que não precisa mais melhorar em nada, pode fechar as portas. Esse é o dia do seu fracasso total.

 

Nunca pare de estudar

E na mesma toada da lição anterior, pra tirar 10, você precisa estudar. Mas não estude só pra tirar 10 uma vez e deu. Cultive em você o hábito de aprender sempre. Mesmo depois de formado, com sua empresa indo de vento em popa, não deixe de investir no conhecimento, no aprimoramento de suas habilidades. Até porque, nos dias de hoje, com a tecnologia mudando a cada segundo, com a velocidade com que surgem coisas novas e que mudam os comportamentos e padrões da sociedade, se a gente não se manter atento, estudando e aprendendo, vamos ficar pra trás.

Lembre-se também que investir no seu conhecimento e na sua qualificação profissional nunca será um desperdício. Tudo que você aprende, fica com você. Vai sempre servir pra alguma coisa. A única coisa que você vai levar dessa vida é aquilo que você viveu e aprendeu. O resto vira pó.

 

Se é possível sonhar, é possível conquistar

Acho que não é preciso falar mais nada, não é mesmo?

 

 

Ps.: Em 2017 eu escrevi um artigo no mesmo tema, com 5 frases das nossas mães que nos ensinaram importantes lições de sucesso pessoal e profissional. Com esses dois artigos você já pode montar um almanaque com todos os ensinamentos de sua mãezinha, que você provavelmente não deu ouvidos, mas podem fazer diferença na sua vida.

 

—————

 

Este artigo também está lá no meu site: www.guisantospro.com/blog

Se quiser receber artigos como este por email, é só se cadastrar:http://eepurl.com/cqEXXv

Você também pode receber meus artigos semanais pelo whatsapp, é só se cadastrar neste link: http://cvtt.me/2p0LR9b (E pode relaxar, vou mandar uma vez por semana apenas, sem encher o seu saco!)

Ps.: Se você estiver acessando pelo computador, é necessário estar com o Whatsapp Web ativo. Ao clicar no link, você vai enviar uma mensagem automática pra mim, assim vou poder te adicionar na minha lista de contatos pra enviar meus conteúdos e, também, você poderá falar comigo normalmente. Nada robótico. Sou eu mesmo, conversando com você, crescendo junto com você!

Aproveite e curta a minha página no Facebook: facebook.com/guisantospro

😘

 

———

 

Guilherme Santos: Formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduando em Mídias Sociais e Marketing Digital, atua na área de comunicação desde 2007 e escreve uma coluna semanal no Jornal de Laguna desde 2014. Fundou, juntamente com um sócio, em 2015 a startup Crush Design, especializada na criação e venda de móveis em formato digital. Também tem uma empresa de marketing e publicidade, que hoje se chama Gui Santos PRO, e é especializada em redação e criação de conteúdo. Também executa serviços de social media e design gráfico para diversos clientes.

 

Gostou do texto? Curta, compartilhe e comente. Vamos trocar ideias!

Você vai gostar desses posts também

Gosto de ver os comentários. Escreve algo aí!