Neste domingo ocorrem as eleições em todo o Brasil. Esta que é chamada por muitos como “a eleição mais importante dos últimos tempos”. E o motivo disto é simples: Depois das manifestações que aconteceram nos últimos anos, as mudanças políticas em âmbito nacional, mudança de poder no governo, prisões e investigações acontecendo, é mesmo de se esperar que este seja um ano importante. Esta é uma boa oportunidade de começar a mudança que todos desejam.

No entanto, muitos ainda estão em dúvida sobre em quem votar. E pra ajudar você a se decidir, algumas questões devem ser levadas em conta. Se você quer votar bem, votar em alguém em quem confia e acredita, precisa pensar muito e avaliar com cuidado. Votar é fácil. Difícil é votar bem, em um candidato honesto e que vai nos representar no cargo que pleiteia.

Por sorte, hoje temos a tecnologia em nossas mãos e podemos usar a internet e diversos aplicativos como forma de ajudar a encontrar informações, checar notícias e ter uma decisão mais assertiva.

Por isso, se liga nas próximas dicas. Tenho certeza que depois de ler esse artigo você vai conseguir entender melhor todo o processo político e se conscientizar da sua importância como eleitor e parte da mudança.

 

Entenda o que cada cargo faz

Primeiro você precisa saber o que cada cargo faz, para saber se o que seu candidato promete poderá ser realizado ou se ele mal sabe o que vai fazer depois que ganhar.

Presidente e governador são os chefes do poder executivo. Esse são mais fáceis de entender. Os que geram mais dúvidas são os cargos do poder legislativo: Deputado Estadual, Federal e Senador. Pra facilitar sua compreensão trago alguns vídeos simples e bem explicativos.

Mesmo que você acredite que sabe tudo, vale a pena dar uma olhada.

Senador

Deputado Federal

Deputado Estadual

 

Pesquise o histórico pessoal do candidato

Busque saber o que esse candidato faz. Com o que trabalhou, como ele se comporta perante a sociedade. Veja se a situação dele com a justiça eleitoral está em dia e também se não há nenhum processo contra ele, afinal, um bom candidato precisa respeitar as leis. Se já tem processos ou condenações na sua ficha, já devemos ficar com o pé atrás.

Todas essas pesquisas você pode fazer na internet, buscando sempre fontes confiáveis. Tome cuidado e saiba filtrar as informações que recebe de parentes e amigos. Nem tudo que se ouve é verdade.

Vale a pena dar uma pesquisada no que os candidatos falam, jogando os dados na internet, pesquisando em matérias de sites confiáveis e também dando uma olhada em agências de fact-checking, que fazem a análise e dizem se os dados são verdeiros, falsos ou um pouco manipulados:

https://apublica.org/checagem/

https://g1.globo.com/fato-ou-fake/

https://projetocomprova.com.br/

https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/

 

Pesquise a carreira política

Se seu candidato já está no meio político e já ocupou algum outro cargo anteriormente, pesquise o que ele fez. Veja se foi atuante, se comparecia em seus compromissos e como defendia os interesses da população.

Pesquise nos sites da câmara, senado, no portal da transparência, veja os gastos que ele teve, bem como os bens declarados à justiça eleitoral. Se notar algo muito estranho, diferente da realidade, pense duas vezes.

Logo mais abaixo vou falar um pouco mais sobre alguns apps que podem te ajudar a verificar tudo que este candidato fez e, assim, te fazer ficar mais vigilante.

 

Conheça as propostas e como seu candidato pensa

Veja o que seu candidato pretende fazer quando chegar ao poder. Analise se o que ele quer é possível e pode ser executado, e mais, se isso será o melhor para todos. Analise os valores e o que o candidato defende e veja se é o que você quer. Por exemplo: Se você é a favor da descriminalização da maconha, não adianta votar em um candidato conservador, não é mesmo?

Para isso visite o site do seu candidato, dê uma boa olhada nos planos de governo, veja vídeos de entrevistas, sabatinas e debates. Não se limite a ver apenas notícias e vídeos editados vindos de grupos de Whatsapp. Busque informação fora da sua bolha!

 

O voto é seu! Vote do jeito que achar melhor!

Não ouça parentes ou amigos. Vote de acordo com suas convicções. Você pode até dizer para os amigos, ou até mesmo para um candidato que você conhece, que vai votar nele. Mas lá, quando tiver você e a urna, esqueça tudo e vote em quem você quiser! O voto é seu. Ninguém precisa saber em quem você votou. Confie no seu voto!

Não pense se o seu candidato vai ganhar ou não e, por conta disso, mude para votar no menos pior ou aquele que está na frente nas pesquisas. Vote com convicção naquele que defende o que você acredita, naquele que te representa! Se você ficar sempre votando no menos pior, aquele que realmente é o melhor candidato, nunca vai ter chance mesmo. A mudança que você quer, começa com você!

 

Alguns apps que podem te ajudar nestas eleições

Ah como é boa essa tal de tecnologia, hein!? Transformando nossa vida pra melhor e facilitando tudo até nas eleições!

Abaixo eu selecionei alguns aplicativos e sites ótimos, que você precisa usar nestas eleições. Se você ainda não decidiu em quem votar, pode usar alguns deles pra descobrir qual candidato se alinha às ideias que você acredita.

Tem app que verifica a ficha do candidato e até pra saber se determinado perfil é um bot propagador de fake news.

 

Tem Meu Voto

Esse site vai te ajudar a escolher seus candidatos a Deputado Estadual, Federal e Senador com base nas suas respostas a seis perguntas simples. É muito rápido e fácil de usar.

 

Match Eleitoral

Para os estados de São Paulo, Minas e Rio têm a aplicação criada pela Folha, que é um pouco mais completa, com mais perguntas para responder e, assim, tenta encontrar o match ideal com o político que melhor te representa.

 

Bússola Eleitoral

Aqui você responde a diversas perguntas sobre temas variados e ao final a aplicação te mostra os candidatos a Deputado Estadual e Federal que mais se aproximam das suas ideias.

 

Calculadora de Afinidade

Essa ferramenta serve pra mostrar com qual candidato a presidência você está mais alinhado. Responda as questões e ele irá te dizer qual deles mais se parece com você. É uma boa forma de definir sua escolha.

 

Detector de Ficha de Político

Criado pelo Instituto Reclame aqui, este aplicativo para Android e iOS permite que você tire uma foto ou suba uma imagem de qualquer candidato e, então, através do reconhecimento facial, puxa a ficha desta pessoa. Dessa forma você consegue ver se o político em quem você vai votar responde a algum processo ou se é realmente ficha limpa.

 

Operação Serenata de Amor

Este projeto usa ciência de dados e inteligência artificial pra fiscalizar os gastos públicos e torná-los acessíveis para a população. Eles criaram uma IA chamada Rosie, que analisa gastos suspeitos e divulga no Twitter, pra que a população possa ver e cobrar os políticos. E também tem o Jarbas, um site onde é possível navegar pelos gastos e descobrir mais sobre cada suspeita. Na imagem abaixo você consegue ver alguns dados recolhidos por eles como, por exemplo, um político que gastou mais de 6 mil reais em um vale refeição!

 

Sr. Cidadão

Este aplicativo para Android permite que você monitore os políticos e veja como eles estão trabalhando, se estão participando das votações e como estão votando. Nele é possível também responder como você votaria determinados projetos e, assim, o aplicativo faz um ranking mostrando os políticos que votaram parecido.

 

Pegabot

Tá achando que algum perfil no Twitter é fake? Use o Pegabot e ele vai dizer qual a probabilidade deste perfil ser um bot usado pra propagar Fake News.

E como você pode ver, meu perfil está longe de ser um bot! 😀

Apps para acompanhar as eleições

A Justiça Eleitoral disponibiliza diversos aplicativos para que a gente possa acompanhar as eleições deste ano. O app Resultados mostra a apuração em tempo real. O app Boletim na Mão permite que o eleitor consulte os boletins de urna cadastrados ao final de cada seção. E o app Pardal permite que os cidadãos fiscalizem seus candidatos e denunciem qualquer irregularidade. Viu aquele monte de santinho sujando a rua? Denuncie com o Pardal!

E você, sabe mais algum aplicativo interessante que pode ajudar nesta eleição? Comente!

Compartilhe e ajude a espalhar mais informação nestas eleições!

 

—————

Este artigo também está lá no meu perfil do LinkedIn

Se quiser receber artigos como este por email, é só se cadastrar:http://eepurl.com/cqEXXv

Você também pode receber meus artigos semanais pelo whatsapp, é só se cadastrar neste link: http://cvtt.me/2p0LR9b (E pode relaxar, vou mandar uma vez por semana apenas, sem encher o seu saco!)

Ps.: Se você estiver acessando pelo computador, é necessário estar com o Whatsapp Web ativo. Ao clicar no link, você vai enviar uma mensagem automática pra mim, assim vou poder te adicionar na minha lista de contatos pra enviar meus conteúdos e, também, você poderá falar comigo normalmente. Nada robótico. Sou eu mesmo, conversando com você, crescendo junto com você! 

Aproveite e curta a minha página no Facebook: facebook.com/guisantospro

😘

 

—————

Guilherme Santos: Formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduando em Mídias Sociais e Marketing Digital, atua na área de comunicação desde 2007.

É especialista em criação de conteúdo e marketing digital. Apaixonado pela escrita, trabalha como redator freelancer para diversos clientes em todo o Brasil. Faz parte do time de redatores da Contentools, escreve uma coluna semanal no Jornal de Laguna, além de públicar artigos em seu blog, LinkedIn e em portais parceiros que divulgam seus conteúdos.

Também vem ajudando pessoas e empresas a desenvolverem seus perfis no LinkedIn através de consultoria, gerenciamento de publicações, treinamentos e palestras.

 

—————

Gostou do texto? Curta, compartilhe e comente. Vamos trocar ideias!

Você vai gostar desses posts também

Gosto de ver os comentários. Escreve algo aí!