Olá! Sim, estou de volta! Depois de um hiato de 3 meses sem publicar nenhum artigo novo, resolvi voltar. E, antes de qualquer coisa, te explico por que estive ausente.

Primeiramente estava tentando me reorganizar e começar 2018 muito mais produtivo. Estudei, apliquei vários métodos, usei vários aplicativos e encontrei este, que vou explicar mais, o Habitica.

Também me ausentei porque estava trabalhando bastante, criando conteúdo pra outras empresas e isso estava me tomando bastante tempo.

Mas, como gosto de escrever e certos assuntos merecem um aprofundamento maior, cá estou!

 

Afinal, o que é o Habitica e como ele vai me ajudar a ser produtivo?

O Habitica é um app/site onde você joga uma espécie de RPG. O personagem é você. As missões são as suas tarefas e hábitos diários. As recompensas são itens que você ganha no próprio jogo.

E aí você me pergunta: Como um joguinho vai me ajudar a procrastinar menos e produzir mais?

Calma. Eu te explico. Mas antes, te pergunto: não é muito mais legal quando você faz algo divertido, engraçado, que te dá uma recompensa e tem aquele ar de brincadeira, mesmo sendo sério? Ser produtivo, manter tudo organizado, criar rotinas, novos hábitos, anotar tudo, criar bullet journals, tudo isso é muito chato e maçante, não é mesmo?

Por isso que o Habitica funcionou tanto pra mim, pra muita gente e talvez pra você. Você realmente vai se tornar mais produtivo brincando.

 

O passo a passo para virar um ninja da produtividade

Vou tentar ser bem didático e fazer um passo a passo de como usar o aplicativo.

Primeiro, você precisa acessar o site ou baixar o app aí no seu celular. Eu uso os dois, embora o site seja mais fácil de visualizar, com mais detalhes e mais fluído.

A parte principal, das tarefas, é separada em 4 colunas: Hábitos, Diárias, Afazeres e Recompensas.

Hábitos são coisas que você gostaria de fazer mais vezes ou de não fazer tanto. Por exemplo: Dormir antes da 1:30 da madrugada.

Sim, eu estava indo dormir sempre muito tarde e, por isso, resolvi estipular o hábito de dormir antes da 1:30 da madrugada. Assim, aos poucos posso ir me acostumando a dormir mais cedo.

Então, sempre que eu cumpro esse hábito, clico no (+) e ganho pontos de experiência (barra amarela). Se eu não consigo, clico no menos (-) e perco pontos de vida (barra vermelha).

Para os 15 minutos de exercício defini apenas que ele é um hábito com ponto positivo. Ou seja, se eu não fizer, não perco nada. Mas, se fizer, ganho. Então, se você quer se puxar ainda mais, coloque sempre o positivo e negativo, assim você vai morrendo aos poucos (pelo menos no jogo) se não praticar esse hábito.

 

Diárias são tarefas recorrentes. Podem ser tarefas diárias, semanais ou mensais.

As que estão em verde são as que eu preciso fazer todos os dias, de segunda a sexta. As em cinza são as que eu já fiz ou que só estarão ativas em uma data no futuro. Por exemplo: copiar artigo do Linkedin para o blog eu só preciso fazer no Domingo. Então, no domingo serei avisado.

Você pode criar tarefas e escolher quais dias você deve executá-las. Tem uma tarefa que eu defini que preciso depositar um valor x na minha poupança. Essa tarefa foi definida para todo dia 20 do mês. Tem tarefas que ocorrem todas as terças. Tudo é questão de ajustar o que é melhor pra você.

Ah… e, claro, se eu não der uma lida na minha revista SuperInteressante hoje, não vou marcar a tarefa como feita e, assim, perco pontos de vida.

 

 

 

 

Afazeres são tarefas que você só precisa fazer uma vez e depois vão embora.

Aqui, um dos meus afazeres é terminar esse artigo aqui. Notem que ele está atrasado há 4 dias. Ou seja, estou tomando dano por conta desse atraso. Mas, assim que eu terminar, ganho experiência e essa tarefa some da minha lista.

Em todas estas tarefas dá pra escolher ainda a dificuldade: trivial, fácil, médio e difícil. Quanto maior for a dificuldade, maior é a recompensa ganha em XP.

E falando em recompensas, quanto mais experiência você ganha, mais moedinhas recebe e assim consegue comprar mais itens como espadas, poções e até ovos. Você pode chocar estes ovos e receber montarias, como por exemplo, um corcel ou, até mesmo, um urso zumbi.

Mais um detalhe importante: Quando você não faz alguma tarefa, perde vida. Quando faz, ganha experiência. E como restaurar sua barra vermelha de energia? Você precisa fazer as tarefas, ganhar experiência e passar de nível. Assim sua vida é restaurada, caso você não tenha poções pra usar.

Os itens e opções que o jogo proporciona são os mais variados. Eu ainda estou apenas no nível 3, mas quanto mais você sobe de nível mais opções vão surgindo e mais produtivo você fica.

 

E esse jogo vai funcionar mesmo pra você?

Aì quem vai me responder isso, é você. Quando o assunto é técnicas e aplicativos para produtividade, o segredo é testar. Você precisa ir experimentando pra ver o que mais se encaixa na sua rotina, o que mais funciona para o seu tipo de trabalho ou necessidade.

O que eu posso te dizer é que pra mim o Habitica funcionou muito bem. Claro que associo ele com outras ferramentas e estratégias. Mas isso é assunto para um outro artigo.

Agora, me diz aí: o que você faz pra ser mais produtivo? Tem algum app ou site pra ajudar nisso? E já usou o Habitica? Me conta nos comentários!

E não se esquece de se inscrever pra receber meus conteúdos, pois em breve falarei mais sobre o que fiz para aumentar ainda mais minha produtividade.

 

—————

Se quiser receber artigos como este por email, é só se cadastrar:http://eepurl.com/cqEXXv

Você também pode receber meus artigos semanais pelo whatsapp, é só se cadastrar neste link: http://cvtt.me/2p0LR9b (E pode relaxar, vou mandar uma vez por semana apenas, sem encher o seu saco!)

Ps.: Se você estiver acessando pelo computador, é necessário estar com o Whatsapp Web ativo. Ao clicar no link, você vai enviar uma mensagem automática pra mim, assim vou poder te adicionar na minha lista de contatos pra enviar meus conteúdos e, também, você poderá falar comigo normalmente. Nada robótico. Sou eu mesmo, conversando com você, crescendo junto com você!

Aproveite e curta a minha página no Facebook: facebook.com/guisantospro

?

———-

Guilherme Santos: Formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduando em Mídias Sociais e Marketing Digital, atua na área de comunicação desde 2007 e escreve uma coluna semanal no Jornal de Laguna desde 2014. Fundou, juntamente com um sócio, em 2015 a startup Crush Design, especializada na criação e venda de móveis em formato digital. Também tem uma empresa de marketing e publicidade, que hoje se chama Gui Santos PRO, e é especializada em redação e criação de conteúdo. Também executa serviços de social media e design gráfico para diversos clientes.

Gostou do texto? Curta, compartilhe e comente. Vamos trocar ideias!

Você vai gostar desses artigos também

Gosto de ver os comentários. Escreve algo aí!