Oi Guilherme, tudo bem?

Aqui quem fala é, advinha, o Guilherme. Sim. Eu mesmo. Ou melhor, você. Nós… sei lá!

Eu estou falando do presente. Ou seu futuro. Sei lá… já tô me confundindo de novo!

O fato é que escrevo essa carta do auge dos meus 28 anos de vida pra aconselhar e alertar você aí, que está com seus belos 18 anos.

Eu poderia te dizer pra investir em ações da Uber, Apple, AirBnb, Tesla e tantas outras empresas que vão surgir e crescer incrivelmente. Talvez isso resolvesse boa parte dos seus problemas. Ou não.

Porém, creio que tem coisas mais importantes que você deve se preparar.

Seus pais, sua irmã, sua família vai bem. Seus entes queridos ainda estão com saúde. Isso é o que interessa, né? Só por isso já é motivo pra ser eternamente grato, não é mesmo?

Você também está com saúde! Claro que aconselharia você, aí mais jovem, a não comer tanta besteira, diminuir o refrigerante e não ficar de bebedeira. Nosso estômago vai agradecer se a gente adquirir hábitos mais saudáveis.

Mas, como nem tudo são flores, preciso te alertar pra algumas coisas. Talvez você tenha muitas frustrações. Talvez a vida não seja esse conto de fadas onde tudo acaba bem no final. Talvez você acredite que fará coisas incríveis e aos 28 anos terá sucesso pessoal e profissional… é… então… como vou te dizer… acho que nem tudo saiu como planejado.

A parte boa é que você vai trabalhar com o que gosta: publicidade, marketing e redação. Sim, rapaz! Tu vai trabalhar escrevendo, como sempre quis. E não em uma agência de publicidade.

É. Esquece. Você vai ver que trabalhar em agência não é aquele tesão todo que você imaginava. Mas vai ser uma das experiências mais incríveis e enriquecedoras que você vai ter!

Só gostaria que você aí se preparasse mais. Você vai precisar de muito foco e organização pra poder ser um empreendedor individual e trabalhar sozinho no conforto da sua casa. Aliás, seria bom você começar a ajustar seus horários de sono, criar rotinas e o hábito de acordar mais cedo, meditar, caminhar. Isso me ajudaria bastante aqui no futuro.

Pra não tomar mais teu tempo, afinal você deve estar indo bater o cartão naquele emprego que você nunca gostou, preciso falar sobre a sua mente e seu coração.

Você vai passar por um céu de brigadeiro, sem turbulências. Você vai chegar na minha idade se achando forte e acreditando que tem inteligência emocional acima da média e que não é do tipo de pessoa que se entristece, fica ansioso ou tem episódios depressivos.

HAHAHAHAHAHA

Não seja otário. Você vai cair do cavalo, cara! Nós vamos cair do cavalo!

Vou resumir o que vai acontecer, tá?

Você vai conhecer uma garota incrível, vai se relacionar com ela, ter momentos incríveis juntos. Vocês vão passar quase 7 anos namorando. Vocês vão noivar no Chile, num lugar lindo em meio a neve. Vai ser coisa de cinema! Depois tu vai morar no apartamento dela, um lugar TOP! Tu vai ter até um espaço melhor pra fazer um escritório. E a vista… ah, cara… a vista do lugar é linda!

Aí logo em seguida vocês vão terminar e cada um vai pro seu canto. FIM.

Mentira. Não é o fim, não. Pouco depois ela vai encontrar outra pessoa e já vai namorar e tu também já vai estar se apaixonando por outra pessoa que vai acabar com seu psicológico!

Irado, né?

Tá… falando assim não parece, mas vai ser bom. Nosso eu do futuro mais futuro ainda, com certeza terá histórias boas pra contar. Inclusive, vou aconselhar que ele escreva um romance sobre toda essa loucura. Vai virar best-seller, de certeza!

Terminar um relacionamento e já sentir algo forte por outra pessoa vai te deixar muito confuso. Voltar pra casa dos pais, a dúvida sobre o que fazer, qual caminho seguir, se deve investir tudo neste novo amor, se realmente é um novo amor e a busca por você mesmo aprender a se amar mais, amigo, isso vai te quebrar!

Você que nunca chorou, vai chorar! E vai chorar do nada e sem motivo. Mesmo com uma vida perfeita, pais presentes, teto, comida e amigos te apoiando. Mesmo assim você vai se sentir sozinho e perdido.

Mesmo com os contatinhos te querendo, você vai se sentir feio, carente e abandonado. Mesmo quando aquela moça que você conheceu, sabe, mesmo quando ela disser que está te amando, ainda assim você vai duvidar e vai exigir mais provas desse tal amor. Você vai pirar.

Mas sabe por que eu tô te falando isso?

Não é pra que você mude o seu caminho e faça tudo diferente pra não passar por isso. Não.

(Até porque se você fizer isso, teremos um paradoxo temporal e, neste caso, o futuro mudaria e eu não existiria mais. (Estou aprendendo muito sobre viagem no tempo com a série do The Flash, The Travelers, 12 Monkeys. São ótimas. (Vamos escrever um livro de ficção sobre isso, aguarde!))).

Só estou avisando sobre as intempéries que você você vai enfrentar pra que você se permita passar por tudo isso de novo, sem mudar nada. Deixa tudo acontecer como aconteceu! A única coisa que você deve mudar é: aproveite cada segundo ao lado das pessoas que você ama. Cada momentinho deve ser aproveitado ao máximo.

Você vai se frustrar profissionalmente. Normal. Vai servir pro seu crescimento.

Você vai sofrer por amor. Tudo bem. Isso vai te ajudar a dar valor aos sentimentos verdadeiros.

Só tenha força e prepare sua mente e seu coração. Quero que você se lembre disso quando chegar no ponto onde estou hoje, quando você for eu agora. Lembre-se que tudo passa (até a uva-passa, rá! Você (no caso eu) sempre faz essa piada).

Lembre-se que não existe tempestade que dure pra sempre!

Nunca esqueça que existem pessoas que te amam e querem teu bem, que você é mais forte do que imagina e que tudo que você precisa é de calma. Vai dar tudo certo. Não se culpe por tudo, nem ache que se algo não saiu do jeito que você planejou é porque deu errado. Isso significa apenas que essa coisa saiu de um jeito diferente, apenas isso. E se saiu de um jeito diferente, aproveite. Se não foi tão bom, então avalie e corrija. Tente fazer melhor.

Tenha calma, fé e foco nos seus objetivos. Fique tranquilo e aprenda a respirar e pensar nas coisas boas e nas soluções, não apenas no problema.

Sempre que possível, espalhe o que você aprendeu, ajude outras pessoas.

Não se esqueça nunca dessas duas palavras: Empatia e Resiliência!

Por fim: Não te importa tanto com nosso time. O Vascão só vai passar perrengue nesses 10 anos.

Um abração do seu eu com 28 anos. Te cuida, guri!

—————

Este artigo também está lá no meu perfil do LinkedIn

Se quiser receber artigos como este por email, é só se cadastrar:http://eepurl.com/cqEXXv

Você também pode receber meus artigos semanais pelo whatsapp, é só se cadastrar neste link: http://cvtt.me/2p0LR9b (E pode relaxar, vou mandar uma vez por semana apenas, sem encher o seu saco!)

Ps.: Se você estiver acessando pelo computador, é necessário estar com o Whatsapp Web ativo. Ao clicar no link, você vai enviar uma mensagem automática pra mim, assim vou poder te adicionar na minha lista de contatos pra enviar meus conteúdos e, também, você poderá falar comigo normalmente. Nada robótico. Sou eu mesmo, conversando com você, crescendo junto com você! 

Aproveite e curta a minha página no Facebook: facebook.com/guisantospro

😘

—————

Guilherme Santos: Formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduando em Mídias Sociais e Marketing Digital, atua na área de comunicação desde 2007.

É especialista em criação de conteúdo e marketing digital. Apaixonado pela escrita, trabalha como redator freelancer para diversos clientes em todo o Brasil. Faz parte do time de redatores da Contentools, escreve uma coluna semanal no Jornal de Laguna, além de públicar artigos em seu blog, LinkedIn e em portais parceiros que divulgam seus conteúdos.

Também vem ajudando pessoas e empresas a desenvolverem seus perfis no LinkedIn através de consultoria, gerenciamento de publicações, treinamentos e palestras.

—————

Gostou do texto? Curta, compartilhe e comente. Vamos trocar ideias!

Gosto de ver os comentários. Escreve algo aí!