Uns tempos atrás eu dei algumas dicas bem báscias pra você que quer sua empresa presente no Facebook.

Se você não se lembra ou não quer ler a matéria inteira, vou refrescar sua memória rapidamente:

1 – Crie página, não perfil.

2 – Não basta ser página, tem que participar.

3 – Facebook não é página de classificados ou anúncios.

4 – No “pay”, no gain.

5 – Se você não sabe fazer, peça pra quem sabe.

 

Supondo que você é o “marketeiro” por trás de alguma página, então as próximas linhas serão úteis pra você, jovem Padawan, que quer se tornar um Mestre Jedi nas artes místicas do Marketing Digital.

 

Nem toda hora é uma boa hora no Facebook

O grande erro da maioria das empresas que começa no Facebook é achar que é só postar e deu. Milagre!

Ledo engano, meu amigo! Além de todo o trabalho de criar postagens interessantes e relevantes para o seu público, você ainda precisa ter o “feeling” pra acertar o momento da publicação e, assim, alcançar o maior número de pessoas. Este é o seu “Alcance Orgânico”.

O Facebook usa algoritmos pra definir se sua publicação é relevante e para quem ele deve mostrá-la. Desta forma, de todos os seus seguidores, apenas uma pequena fração deles terão a “honra” de ver o que você postou. Dizem as más línguas que o alcance orgânico não passa de 20% na maioria dos casos.

Obviamente que para aumentar o alcance, acertar no momento da postagem, faz toda diferença. Assim você também evita de ficar refém do Facebook Ads e precisar pagar para aparecer para mais gente.

 

Mas qual a hora certa pra postar?

A resposta é simples: Não sei!

Mentira. Eu sei. Mas sei os melhores horários para as páginas que administro e para o público delas. Você vai precisar fazer isso com a página que administra também. Claro que existem os chamados “horários nobres” do Facebook, que você pode ver no gráfico abaixo.

Você pode até baixar o estudo completo clicando aqui.

Mas, basicamente, o que mostra o gráfico é que os horários em que geralmente há mais movimento são as terças, quartas e quintas, com picos às 11h e 21h. E ao contrário do que muitos pensam, os finais de semana tem baixo movimento.

 

Como descobrir o melhor horário pra postar?

Você pode usar o estudo acima como parâmetro. Com certeza ele lhe ajudará. Porém será preciso uma análise maior pra aumentar cada vez mais o alcance de suas publicações. E a melhor forma de saber isso é na base da tentativa. Poste em horários diferentes e vá identificando o retorno. Você pode acompanhar isso nos relatórios das postagens de sua página, vendo quantos foram alcançados, quantos curtiram, faixa etária e etc.

Uma boa dica é olhar para o seu perfil e ver quantos amigos estão online. Você provavelmente tem um perfil pessoal vinculado a página como administrador, correto? Quando for postar, olhe pra barrinha onde mostra seus amigos online. Escolha os horários com mais gente ativa e provavelmente você alcançará mais pessoas.

 

Mas só postar no horário que tem mais gente não resolve!

Meio contraditório, não é!? Pois então… Redes sociais são isso aí.

Você pode postar na hora em que tem bastante gente online. Mas provavelmente outras empresas também estarão fazendo isso na mesma hora que você. Aí corre o risco de sua postagem ficar perdida no meio de tantas outras.

Por isso, mais uma vez, vemos a importância de monitorar e tentar publicações em horários alternativos.

 

Curtir e compartilhar no perfil as publicações da página, vale?

Vale sim!

Acabou de postar algo em uma página? Troque para o seu perfil e já dê um like. Se for interessante, compartilhe também na sua timeline. Mas tome cuidado pra não se tornar um chato. Compartilhe com parcimônia!

Vale também chamar os outros administradores ou colaboradores da página pra fazer o mesmo. E aqui vai uma dica: Seja inteligente. Se você e os outros curadores da página fazem parte do mesmo circulo de amigos, não compartilhe na mesma hora.Assim vocês tem chance de alcançar mais pessoas em horários diferentes.

 

Agora é com você!

Analise sua página, suas publicações, sua rede de contatos e defina os melhores horários para as postagens. E lembre-se, o principal é monitorar. Fique ligado no que acontece e não tenha medo de mudar se for preciso. O segredo para o sucesso é estar atento ao que acontece ao seu redor.

 

Mas se tudo isso ainda for um bicho de sete cabeças pra você

Fale comigo. Trabalho há 10 anos com marketing, design gráfico, redação, criação de conteúdo e mídias sociais. Dá uma olhada no meu portifólio: http://www.guisantospro.com/portifolio/

Ou confere meu linkedin: br.linkedin.com/in/guisantospp

 

—-

Guilherme Santos: Formado em Publicidade e Propaganda, atua na área de comunicação desde 2007 e escreve uma coluna semanal no Jornal de Laguna desde 2014. Fundou, juntamente com um sócio, em 2015 a startup Crush Design, especializada na criação e venda de móveis em formato digital. Também tem uma empresa de marketing e publicidade, que hoje se chama Gui Santos PRO, e faz criações de artes gráficas, redação, social media e criação de conteúdo para vários clientes.

Gostou do texto? Curta, compartilhe e comente. Vamos trocar ideias!

E falando em trocar ideias, estou criando um grupo fechado para quem quer receber e-mails meus com novidades, textos em primeira mão e dicas. É só clicar neste link pra se cadastrar: http://eepurl.com/cqEXXv

Não se esqueça de me seguir aqui no Linkedin. Toda semana posto um artigo diferente, que você vai gostar de ler, tenho certeza!

Também peço que siga minha página no Facebook: www.facebook.com/guisantospro/

E depois de te pedir tantas coisas, só quero agradecer! Obrigado por ler até aqui. Espero que possamos continuar nos comunicando e crescendo profissionalmente!

Você vai gostar desses posts também

Gosto de ver os comentários. Escreve algo aí!