O ChatGPT e outras Inteligências Artificiais estão fazendo enorme sucesso, sendo usadas para os mais diversos fins atualmente.
O principal deles: criar conteúdo!
É só perguntar e a solícita IA do ChatGPT escreve um texto sobre qualquer assunto. Alguns criadores de conteúdo estão abismados, achando o fim do mundo.
Eu acho é bão demais! Isso dá ainda mais valor para textos como os que eu crio, utilizando escrita criativa e menos copywriting, gatilhos mentais e outras “fórmulas mágicas” tão amadas por alguns redatores e gurus do marketing.
E, além disso, a IA pode ser nossa aliada em determinados momentos, encurtando o trabalho de pesquisa e fornecendo suporte para escrita de conteúdos simples, resumos, variações de textos, etc.
Mas, esse é assunto pra outro momento. Chega de enrolação e vamos logo ao que você quer saber, como identificar se um texto foi escrito pelo ChatGPT ou alguma outra inteligência artificial.
Vou te ensinar a fazer isso, primeiro, utilizando IA contra IA e depois utilizando a inteligência humana pra identificar um conteúdo criado por IA.
Utilize inteligência artificial para descobrir se um texto foi escrito por inteligência artificial
Isso aí, dente por dente, olho por olho!
Temos duas ferramentas ótimas que usam inteligência artificial pra identificar os padrões utilizados nos textos e definir se o conteúdo foi desenvolvido por um humano ou uma IA.
Dentre as mais de 6 ferramentas que usei, duas se sobressaíram apresentando os melhores resultados.
Coloquei um texto meu (totalmente criado por este que vos escreve) e um texto que gerei na IA e as duas acertaram a procedência.
Lembre-se: sempre que for usar, faça uma tradução da página para o português, pois elas são em inglês e se você colocar o texto em português lá, antes de traduzir toda a página, pode dar ruim.
As ferramentas são:
CopyLeaks
OpenAI Classifier
A segunda, inclusive, é uma ferramenta disponibilizada pela própria empresa que criou o ChatGPT.
Além destes, fiz um outro teste onde coloquei um texto que tenho quase certeza que foi escrito por uma IA. É um artigo postado por um influenciador com muitos seguidores no LinkedIn. E, pasmem (ou não), segundo estas ferramentas o texto foi, sim, gerado por inteligência Artificial.
Mas, mesmo que estas ferramentas não funcionem, vou ensinar um macete pra que você consiga identificar por conta própria os indícios de que um conteúdo foi feito por inteligência artificial.
Utilize inteligência humana para descobrir se um texto foi escrito por inteligência artificial
A seguir, cito uma lista de indícios que vão indicar que um texto foi desenvolvido por alguma IA, como o ChatGPT.
Lembrando que: isso não é um veredito. Tanto estas dicas, quanto as ferramentas, colhem indícios. Não é 100% garantido que o texto foi gerado por um robô. Às vezes a pessoa só escreve tão engessada que parece uma máquina mesmo. Acontece!
E mais: as IAs estão evoluindo cada vez mais rápido e, por isso, pode ser que se torne cada vez mais difícil identificar quando um conteúdo é produzido por um não-humano.
Dito isso, se liga nestas dicas que colhi depois de muito uso do ChatGPT, pesquisa e análise de outros textos.
Repetição de palavras-chave
Um dos grandes indícios de que o texto foi escrito pelo ChatGPT ou outra inteligência artificial é a repetição de palavras-chave. A seguir, coloco o texto de um texto criado pelo ChatGPT para que você entenda melhor:
Com a crescente importância do marketing digital para empresas de todos os tamanhos e setores, o marketing de conteúdo tem se tornado uma estratégia cada vez mais popular. O marketing de conteúdo envolve a criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso para atrair e engajar um público-alvo específico. No entanto, para obter sucesso com essa estratégia, muitas empresas estão recorrendo à contratação de profissionais especializados em marketing de conteúdo. Neste post, discutiremos as vantagens de contratar um profissional de marketing de conteúdo para sua empresa.
Viu o trecho acima? Notou a quantidade absurda de repetição de palavras?
Nenhum humano (que sabe escrever de forma adequada e/ou trabalha com redação) repetiria tantas vezes as mesmas palavras em um espaço tão curto!
Inclusive, isso é uma péssima prática de SEO (Search Engine Optimization). Até os robôs do Google já aprenderam a identificar repetição de palavras em excesso e diminuem a pontuação de páginas que fazem isso, colocando-as cada vez mais abaixo nos resultados das pesquisas.
Padrão 5ª série
No trecho que citei anteriormente, você já pode ter um exemplo deste padrão 5ª série.
Já começamos com uma grande repetição de palavras e uma frase de introdução para ligar com o texto:
Neste post, discutiremos as vantagens de contratar um profissional de marketing de conteúdo para sua empresa.
Aqui temos uma estrutura textual daquelas que aprendemos na escola, por isso apelidei de “padrão 5ª série”, que geralmente é quando estamos aprendendo a escrever coisas mais complexas.
Nessa época nos ensinam aquele padrão: introdução, desenvolvimento e conclusão. Sempre fazendo parágrafos longos (pelo menos para o padrão da internet) com 5, 6 linhas (textos para web pedem parágrafos mais curtos de 2 ou 3 linhas).
Em um texto escrito por IA dá pra notar exatamente isso: geralmente um parágrafo de introdução, três ou quatro de desenvolvimento e um…
Parágrafo de conclusão
TODOS os textos que pedi para a IA gerar no estilo de blogpost, resumo, explicação, TODOS, apresentavam um parágrafo de conclusão neste estilo:
Em resumo, contratar um profissional de marketing de conteúdo pode trazer inúmeras vantagens para a sua empresa, incluindo conhecimento especializado, economia de tempo, melhor alcance e engajamento, maior ROI e flexibilidade. Considere contratar um profissional de marketing de conteúdo para ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos de negócios através do marketing de conteúdo.
Resumindo, se tiver um parágrafo final falando que “em resumo tal coisa é assim, assado”, as chances desse famigerado texto ter sido escrito por IA é extremamente alto!
(Exceto esse aqui, onde eu usei o estilo de linguagem da IA pra fazer um encerramento irônico, entendeu?)
Agora me conta: tem mais alguma dica que você conhece pra identificar se um texto foi escrito por uma Inteligência Artificial? Comenta aqui ou me segue em algumas das minhas redes, pois costumo abrir esses bate-papos por lá!
Se você quer continuar nessa jornada, aprendendo muito mais sobre marketing de conteúdo, pode contar com um Mestre Jedi, como eu!
E, caso queira ir mais a fundo, descobrindo a Força do Marketing Digital, você pode se tornar um Cavaleiro(a) Jedi, fazendo uma assinatura mensal e tendo acesso a conteúdos exclusivos e muito mais aprofundados.
Espero você na Academia Jedi, jovem padawan! Juntos nós vamos conquistar a galáxia!
🪐 Sou um Mestre Jedi em Marketing de Conteúdo, escrevendo para diversos clientes, de vários setores, dos 4 cantos da galáxia!
Sou também um sensitivo da Força que emana do marketing digital. Hoje manuseio a caneta como um sabre de luz, não para ferir, mas para curar: curo empresas e pessoas que precisam criar conteúdos criativos, relevantes, vendedores.
📲Fale comigo e tenha o suporte de um Mestre Jedi para criar os conteúdos da sua empresa, sejam blogposts, ebooks, roteiros de vídeo, spots de rádios, textos de todos os tipos, etc.