Nesta Quarta, 15 de novembro, estreou um dos filmes mais esperados do ano: Liga da Justiça. O filme mostra a reunião dos super-heróis mais conhecidos do Universo DC Comics: Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Flash e Ciborgue.

 

Mas, além de um bom filme, repleto de cenas de ação, efeitos especiais e boas pitadas de humor, ele pode nos trazer excelentes lições de empreendedorismo. Aliás, se você empreende no Brasil, já pode ser considerado um verdadeiro super-herói. Empreender em um país que tem altas cargas tributárias e uma complexidade e burocracia homéricas, não é pra qualquer um. Não é à toa que o Brasil amarga a posição 125 no relatório Doing Business que avalia o ambiente para os negócios em 190 países.

Mas, se você quer facilitar o seu caminho para o sucesso, vai precisar seguir as dicas que a Liga da Justiça pode nos ensinar.

 

1 – Tenha acesso a tecnologias que facilitem sua vida

O que seria da Liga sem os recursos milionários do Batman? Ele tem tecnologias que completam as habilidades dos outros super-heróis e facilitam o combate ao crime. Você, como empreendedor, também precisa disso. Talvez não tenha todos os recursos que o morcegão tem, mas hoje, em alguns casos, nem é preciso investir tanto.

Faça uma análise do seu negócio e pense nas tecnologias que fariam a diferença pra você e sua equipe. Se tem uma loja, por exemplo, é interessante investir num sistema que faça o gerenciamento de estoque, vendas e clientes. Isso pode ser o ponto chave para dar as informações que você precisa para entender seu consumidor, controlar seus gastos e, assim, aumentar as vendas e lucros.

 

2 – Reúna uma equipe com os melhores

Você já está dando uma de Batman, tem recursos e tecnologias pra te ajudar a alcançar o sucesso. Agora precisa reunir uma equipe de verdadeiros super-heróis pra te ajudar a salvar o mundo. Ou apenas faturar mais.

Pra isso você vai precisar encontrar pessoas com dons especiais e que se completem. Não adianta montar uma equipe só de Flashs ou uma equipe só com criativos. É preciso alguém que saiba dominar as vendas, outro que saiba fazer um bom planejamento e por aí vai. O sucesso da Liga está na sua equipe. Unidos eles são mais fortes.

 

3 – Tudo funciona melhor com bom humor

Uma das grades reclamações do público era que os filmes da DC, como Batman versus Superman, eram muito sombrios. O público foi atendido e neste filme a Liga da Justiça traz muito mais humor.

Nas empresas isso também faz a diferença. Um ambiente descontraído, com sorrisos e clima de amizade facilita as relações interpessoais e, inclusive, motiva os colaboradores.

Tenha seriedade no que fizer. Mas não precisa ser chato e impedir que o bom humor esteja presente no ambiente de trabalho. Aliás, este é um ótimo indicador de como sua equipe está. Se existe conversas, risadas e um clima de amizade, sinal de que todos estão felizes e gostando do que estão fazendo.

 

4 – Não perca as esperanças

A Liga surgiu justamente pra trazer esperança para a humanidade. O mundo precisava acreditar que existiam heróis e que eles poderiam nos proteger quando fosse necessário. No mundo real não temos super-heróis, mas vemos o poder da esperança no nosso dia a dia. Por mais ameaçador que o cenário pareça, se você acreditar e passar uma sensação de tranquilidade para sua equipe, isso se converte em motivação e força para enfrentar as dificuldades.

5 – Não tenha medo

Seja esperançoso, motive sua equipe e não tenha medo dos problemas. Afinal, são as dificuldades que nos deixam mais forte. Ninguém cria músculo se levanta uma barra sem peso. Pra ficar forte é preciso dar duro e levantar muito peso, fazer força. No mundo dos negócios é a mesma coisa. Tem que dar duro, suar a camisa e não pode desistir diante de qualquer problema.

Tenha em mente que no começo você até pode sentir que vai falhar, mas se tiver esperança e uma boa equipe, assim como a Liga, logo vai aparecer um Superman pra resolver a coisa toda.

 

6 – Aliás, seja ou tenha um Superman na sua equipe

Sim, o que todos imaginavam e as fotos e vídeos promocionais indicavam, realmente acontece nesse filme da Liga. Superman volta! E resolve tudo!

Seja o Superman da sua equipe. Ou seja um Batman, encontre esse Kriptoniano e o motive para fazer a diferença. Toda equipe de sucesso precisa de alguém que chama a responsabilidade, cuida para que tudo dê certo e não deixa seus companheiros perder a esperança. Se você tiver um cara assim na sua equipe, todos vão se doar ainda mais e vencer qualquer vilão (ou crise) que surgir.

 

———-

Guilherme Santos: Formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduando em Mídias Sociais e Marketing Digital, atua na área de comunicação desde 2007 e escreve uma coluna semanal no Jornal de Laguna desde 2014. Fundou, juntamente com um sócio, em 2015 a startup Crush Design, especializada na criação e venda de móveis em formato digital. Também tem uma empresa de marketing e publicidade, que hoje se chama Gui Santos PRO, e desenvolve artes gráficas, redação, social media e criação de conteúdo para vários clientes.

Gostou do texto? Curta, compartilhe e comente. Vamos trocar ideias!

E falando em trocar ideias, estou criando um grupo fechado para quem quer receber e-mails meus com novidades, textos em primeira mão e dicas. É só clicar neste link pra se cadastrar: http://eepurl.com/cqEXXv

Não se esqueça de me seguir aqui no Linkedin. Toda semana posto um artigo diferente, que você vai gostar de ler, tenho certeza!

Você também pode receber meus artigos semanais pelo whatsapp, é só se cadastrar neste link: https://goo.gl/hr1GRg (E pode relaxar, vou mandar uma vez por semana apenas, sem encher o seu saco!) 😀

Também peço que siga minha página no Facebook: www.facebook.com/guisantospro/

E depois de te pedir tantas coisas, só quero agradecer! Obrigado por ler até aqui. Espero que possamos continuar nos comunicando e crescendo profissionalmente!

Você vai gostar desses artigos também

2 thoughts to “6 lições do filme Liga da Justiça que são essenciais para todo empreendedor

  • Mariana Soto

    Ótimo artigo, a Liga da Justiça é um épico para o trabalho em equipe. Gostaria também de acrescentar que qualquer membro é importante, independentemente do sexo ou idade. Mulher Maravilha foi a melhor do filme. Zack Snyder adaptou a história de uma maneira impressionante transformando-o em um moderno filmes de fantasia e fiquei encantada, esta muito bem feita e muitas das cenas que fazem são ótima e belas. É importante mencionar também o grande trabalho do elenco. O filme tem uma direção incrível, narrado de uma forma bem humorada e divertida. Apesar de ser uma história clássica tem muitos toques contemporâneos.

    Responder
    • Guilherme Santos

      Muito obrigado pelo comentário Mariana!
      Muito bom os acréscimos e comentários que você fez. Concordo bastante!
      Abração!

      Responder

Gosto de ver os comentários. Escreve algo aí!