Uma das palavras da moda hoje é “produtividade”. Compreensível, afinal, nunca antes na história da humanidade tivemos tantas coisas pra nos tirar do foco.

Pra você ter uma ideia, uma edição de domingo do The New York Times tem mais informação do que um cidadão do século XVII recebia durante toda a vida!

Num mundo onde milhares de notificações surgem a cada segundo, como nos manter focados e produtivos? Como fazer isso trabalhando em casa, sem patrão pra te encher o saco e ninguém pra puxar sua orelha?

Esse é um dos maiores desafios do home office: como ser produtivo, mas sem pirar, sem virar um bitolado e ficar ainda mais estressado, ansioso e workaholic?

 

Você não é uma máquina

O bom de trabalhar em casa é que você pode criar uma rotina mais flexível. Então, aproveite essa oportunidade. Você não é uma máquina. Não precisa ficar sempre em busca da máxima produtividade.

Vai com calma, ou logo vai dar uma tela azul na sua mente por conta da overdose de informação.

Aproveite suas pausas, faça coisas prazerosas, não esqueça de cuidar da sua saúde, praticar esportes e aliviar sua mente.

Dito isso, agora que você sabe que é essencial não se tornar um workaholic bitolado, vamos para os próximos passos. Chegou a hora de fazer o tempo do seu trabalho render de verdade, diminuir distrações, produzir mais e, claro, assim conseguir organizar toda sua rotina.

 

A melhor dica do universo para melhorar sua produtividade

Pode parecer banal, mas esta dica vai mudar completamente sua rotina e te tornar muito mais produtivo: faça um bom planejamento dos seus afazeres e seus horários.

É uma dica simples, porém complicada de ser executada em um home office. Você pode até tentar manter todos os seus horários bem organizados, mas às vezes pode surgir uma interrupção, algum probleminha que te tira do foco e atrapalha todo seu dia.

Pode ser uma vizinha chamando, seu pet que aprontou alguma, você que derrama café no computador ou aquela soneca que saiu do controle e tomou mais tempo do que deveria.

Situações assim são comuns para quem trabalha em casa e é isso que mata a sua produtividade. Portanto, siga as dicas a seguir:

  • Use uma agenda, programe e organize o máximo que puder. Eu uso o calendário do Google para gerenciar o dia, colocando o que eu preciso fazer e o tempo que deve levar. Quanto mais detalhado, melhor para a sua organização.
  • Defina suas metas e tarefas a serem realizadas diariamente. Eu uso um programa muito divertido para isso: o Habitica. Com ele você pode gerenciar tarefas diárias, hábitos e afazeres brincando. O que você não faz, tira pontos de vida do seu personagem. O que você faz garante pontos que podem ser trocados por magias, acessórios e demais itens. É um RPG para ajudar na sua produtividade. Você pode usar também o Google KeepWunderlist, dentre outros aplicativos que criam listas para organizar sua rotina. Surgiu algo novo que precisa ser feito? Coloca lá na lista, depois avalia e bota a execução dela em algum horário da sua agenda.

Seguindo estas duas dicas à risca, sua produtividade vai dar um boost imenso! Não é difícil. É só ver o que precisa ser feito, ajustar a lista de tarefas, estipular um momento para ser realizado e pronto!

Tá… Talvez ainda não seja assim tão simples… acredite, eu sei que não é tão fácil… mas com mais algumas dicas, talvez fique mais tranquilo.

 

Tenha um home office que seja mais “office” e menos “home”

Quanto mais office se parecer o lugar que você trabalha, melhor para a sua produtividade. Assim você elimina itens que podem te tirar o foco, como a sua caminha gostosa e quentinha.

É fácil fazer isso? Não! Eu sei. Confesso que até hoje ainda não consegui completamente. Criar um bom home office requer dinheiro e nem sempre temos este item disponível, não é mesmo?

Então a gente precisa se valer de algumas estratégias:

  • Fique longe da sua cama. Trabalhar com notebook, deitadinho, é ótimo. Mas, se possível, evite. Tenha uma cadeira confortável e uma mesa para trabalho. Se não tiver, vá pra sala, pra cozinha, fique mudando de posição e lugar para dar um dinamismo e não deixar a preguiça se instalar em seu corpo.
  • Explique para seus amigos e familiares que, apesar de estar em casa, você está trabalhando! Tem gente que diz pra se portar como se estivesse num escritório, todo engomadinho, de sapato e tudo. Eu acho exagero. Gosto de ficar descalço e com roupa de mendigo. Porém, é importante deixar bem claro pra todo mundo que, apesar de não parecer, você está trabalhando e não pode ter distrações.

Com mais essas dicas você consegue juntar uma rotina bem definida e organizada, com um ambiente de trabalho legal e que não te tira do foco. Essa é a Meca do home office. Você provavelmente vai conseguir aumentar muito sua produtividade.

Mas, se ainda assim, as coisas estiverem difíceis, seguem mais algumas…

 

Dicas e hacks essenciais para melhorar sua produtividade no home office

  • Encontre o horário que você está mais produtivo. Se você tem a possibilidade de ter um horário flexível, use dessa facilidade e organize seus horários da melhor maneira possível. Eu, por exemplo, prefiro trabalhar a noite e acordar mais tarde. Aquela história de que você precisa acordar as 6 da manhã é bullshit! Você tem que acordar na hora que for melhor para você. Inclusive pode ser as 6 da manhã. O importante é que você acorde bem, tenha dormido uma boa noite de sono e consiga fazer tudo que precisa durante o dia sem parecer um zumbi.
  • Elimine as distrações na marra, se for preciso. Se seu celular te atrapalha muito, coloque ele longe. Se você precisa dele por perto, use aplicativos que bloqueiam notificações de determinados apps em horários predeterminados. Existem vários deles. Já usei o App Block e foi ótimo.
  • Calcule e gerencie melhor seu tempo e tudo que você faz. Uma dica de app pra te ajudar nisso é o Smarter Time. Com ele você consegue trackear tudo que faz no celular, inclusive quando se desloca, podendo gerenciar seu tempo de maneira super precisa! Use e veja o quanto de tempo você perde com coisas inúteis!
  • Escolha uma técnica ou método de gerenciamento do tempo. Esse artigo apresenta 5 técnicas de gerenciamento do tempo para melhorar sua produtividade. Eu costumo usar a técnica Pomodoro. Com ela você trabalha focado durante x minutos e depois descansa por x minutos, repetindo esse ciclo até terminar a tarefa a ser executada.
  • Se nada der certo, talvez o home office não seja pra você. Aceita que dói menos! Se nada der certo e você não conseguir se organizar sozinho, pode ser que essa não seja a melhor forma de trabalho pra você. Normal! O home office não é pra qualquer um. Não adianta tentar forçar algo que não é natural pra você, isso é ainda pior. Então, se não funcionar, volte a bater cartão, tenha um gestor comandando e te ajudando na organização das suas tarefas e pronto, seja feliz!

 

—————

Acompanhe os outros artigos da série Home Office Sem Glamour

Home Office sem Glamour: A solidão

 

—————

Este artigo também está lá no meu perfil do LinkedIn

Se quiser receber artigos como este por email, é só se cadastrar aqui!

Você também pode entrar no meu grupo privado do Whatsapp e receber os meus artigos e novidades em primeira mão! É só clicar aqui!

E pode relaxar, pois o grupo será apenas pra você receber as novidades, sem encheção de saco e sem um monte de gente falando assuntos aleatórios. Eu prometo!

Aproveite e curta a minha página no Facebook: facebook.com/guisantospro

😘

—————

Guilherme Santos: Formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduando em Mídias Sociais e Marketing Digital, atua na área de comunicação desde 2007.

É especialista em criação de conteúdo e marketing digital. Apaixonado pela escrita, trabalha como redator freelancer para diversos clientes em todo o Brasil. Faz parte do time de redatores da Contentools, escreve uma coluna semanal no Jornal de Laguna, além de públicar artigos em seu blog, LinkedIn e em portais parceiros que divulgam seus conteúdos.

Também vem ajudando pessoas e empresas a desenvolverem seus perfis no LinkedIn através de consultoria, gerenciamento de publicações, treinamentos e palestras.

—————

Gostou do texto? Curta, compartilhe e comente. Vamos trocar ideias!

Gosto de ver os comentários. Escreve algo aí!