Há alguns meses fiz a postagem que você encontra abaixo. Foram mais de 15 mil visualizações e mais de 70 comentários (até o momento). Valeu até um episódio no Insider Podcast, do Nélio Xavier, que traz entrevistas e novidades com os maiores nomes dessa rede.

Não vou fazer como fiz em outro artigo, onde contei o que aprendi com um post viral que atingiu quase 100 mil pessoas. Hoje quero expandir e me aprofundar no tema deste post. Por isso estou o transformando em um artigo. Quero ir além e mostrar por A+B que não existe fórmula mágica, ferramenta ou hack infalível para ser mais produtivo. Tudo começa com sua mente e coração em paz!

Mas, antes de qualquer coisa, dá uma olhada no famigerado post:

Se algo tira sua paz, é caro demais!

Mente e coração em conflito te deixam triste, desmotivado, improdutivo. Você começa a emanar sentimentos e ideias ruins. Logo, são tantas energias negativas que parece que sua vida não vai mais pra frente. Quem nunca passou por isso?

E existem diversas situações que podem tirar sua paz, acabar com sua produtividade, atrasar seus projetos, tirar sua alegria de viver.

O primeiro passo é identificar o que tira essa sua paz. E existem diversas situações que podem causar este problema:

  • Um emprego que você não gosta
  • Colegas e/ou amigos tóxicos
  • Ambiente de trabalho insalubre
  • Problemas familiares
  • Relacionamentos infelizes
  • Problemas com drogas

Isso pra citar só os mais comuns. Porém, há milhares de outras coisas que podem deixar sua mente preocupada, te causar angústia. Você precisa identificar a origem disso que te suga as energias e, então…

 

Elimine o que te impede de crescer

A partir do momento que você aceita que está com um problema e identifica seu cerne, fica mais fácil avaliar a situação e encontrar maneiras de resolver esta questão.

Agora é só eliminar a causa do problema.

Como se fosse fácil, né?

Não é mesmo! Eu sei!

Talvez você não consiga de primeira, talvez demore um pouco, talvez você precise de ajude. E tá tudo bem! Não tenha medo ou vergonha de mostrar que você é um mero mortal. Você não precisa carregar o mundo em suas costas!

Mas vamos lá, não desista. Você consegue!

Existem algumas estratégias e ferramentas que podem te ajudar a enfrentar os problemas, superar seus traumas, eliminar o que te aflige. Talvez algumas (ou todas) possam te ajudar.

Aprenda algo novo: Isso vai fazer com que sua mente foque em algo diferente, vai te dar uma dose de motivação e prazer. Aprender aquilo que você sempre quis, pode te trazer uma alegria de viver, aquela sensação gostosa de que você ainda é útil, que ainda tem muita coisa pra fazer.

Encontre um novo amor: Quem nunca sofreu por amor que atire o primeiro coração partido. Se você está sofrendo por alguém, está se sentindo sozinho, carente, um novo amor pode te ajudar a reencontrar ânimo. Uma pessoa para estar do seu lado, cuidar e apoiar pode ser aquela força que te moverá pra frente.

Só não baseie todas as suas decisões e suas expectativas em cima de uma pessoa. Tome cuidado. Da mesma forma que um amor pode te tirar do fundo do poço, ele pode te jogar pra lá de volta.

Leia livros: Alguns livros podem ser ótimos guias, nos dando ideias e ajudando ver saídas que antes não nos eram claras. Abaixo indico alguns que já li (ou quero ler) e recomendo*. Eles podem te ajudar a focar nos seus objetivos, pensar melhor em algumas questões, identificar suas crenças limitantes, aquilo que tira sua paz.

O poder da ação

Os segredos da mente milionária

O poder do hábito

O poder da autorresponsabilidade

A única coisa

Comece pelo porquê

Mindset: A nova psicologia do sucesso

Estes são apenas alguns que você pode começar a ler para clarear as ideias e buscar mais leveza e paz na sua mente.

Faça meditação: Meditar é uma forma de limpar sua mente, acalmar sua alma e trazer mais clareza para suas ideias. E não é nada simples. No começo sua cabeça não conseguirá se concentrar e você vai querer desistir. Mas, com foco, força e fé, você consegue!

Indico começar pesquisando algumas meditações guiadas no Youtube e aplicativos para o seu smartphone. Existem vários. Com certeza um deles vai te ajudar, e muito!

Faça algo que você goste: A famosa “correria do dia a dia” fez você não ter mais tempo pra jogar um video-game, ver uma série, praticar um esporte, ir ao cinema? Pois encontre um tempinho pra esses pequenos prazeres na sua rotina. Você vai se sentir renovado!

Aprenda a gerenciar seu tempo: Mas pra fazer o que você gosta, você precisa de tempo, né? E não venha me dizer que não tem tempo! Tem, sim! Todos nós temos as mesmas 24 horas por dia. O segredo está em aprender a gerenciá-lo.

Pra te ajudar a organizar melhor a sua vida, indico ler este artigo onde falei sobre o Habitica, um aplicativo/site muito legal pra gerenciar suas tarefas de forma lúdica.

Este outro artigo aqui do site Ser Freelancer, do meu amigo Sebastian, traz ótimas dicas de métodos e ferramentas que vão permitir que você se organize melhor e consiga mais produtividade.

E se você quiser gerenciar sua rotina e visualizar onde está perdendo mais tempo, baixe o aplicativo Smarter Time. Ele acompanha o uso do seu celular e diz quanto você perde em cada aplicativo. E pode também acrescentar outras ações, que esteja fazendo fora do smartphone, para poder visualizar quanto tempo você passa em cada atividade.

Busque ajuda profissional: Minhas dicas aqui podem te ajudar. Elas me ajudaram quando eu precisei. Porém, se você não conseguir sozinho, busque ajuda profissional. Procure um psicólogo qualificado para prestar o suporte necessário nessa sua jornada de redescobrimento.

 

* Os livros aqui citados estão com links para o site da Amazon. Comprando por este link, você me ajuda, pois ganho uma pequena comissão pela indicação. No fim, você ganha por ler um livro bom, que eu indiquei, e eu ganho uns centavos pela venda.

Inclusive, se você se interessou e quer também ganhar dinheiro indicando livros e outros produtos e serviços, vale a pena ler este artigo onde falo sobre 3 métodos reais e seguros para ganhar dinheiro online e sem sair de casa.

 

—————

Este artigo também está lá no meu perfil do LinkedIn

Se quiser receber artigos como este por email, é só se cadastrar aqui!

Você também pode entrar no meu grupo privado do Whatsapp e receber os meus artigos e novidades em primeira mão! É só clicar aqui!

E pode relaxar, pois o grupo será apenas pra você receber as novidades, sem encheção de saco e sem um monte de gente falando assuntos aleatórios. Eu prometo!

Aproveite e curta a minha página no Facebook: facebook.com/guisantospro

😘

—————

Guilherme Santos: Formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduando em Mídias Sociais e Marketing Digital, atua na área de comunicação desde 2007.

É especialista em criação de conteúdo e marketing digital. Apaixonado pela escrita, trabalha como redator freelancer para diversos clientes em todo o Brasil. Faz parte do time de redatores da Contentools, escreve uma coluna semanal no Jornal de Laguna, além de públicar artigos em seu blog, LinkedIn e em portais parceiros que divulgam seus conteúdos.

Também vem ajudando pessoas e empresas a desenvolverem seus perfis no LinkedIn através de consultoria, gerenciamento de publicações, treinamentos e palestras.

—————

Gostou do texto? Curta, compartilhe e comente. Vamos trocar ideias!

Gosto de ver os comentários. Escreve algo aí!