A mentalidade high stakes, o mundo da alta performance, as exigências de um mercado cada vez mais competitivo, nos ensinaram que precisamos estar sempre no topo, ganhando sempre.

Mas você pode ficar tranquilo. Perder é bom. Algumas vezes inevitável. E provavelmente vai te ajudar mais do que se você tivesse ganhado. É como diz aquele velho ditado: a derrota ensina mais do que a vitória.

E talvez você nunca tenha se dado conta do ensinamento transcendental que a ex-presidente Dilma Rousseff tentou nos deixar através de uma mensagem subliminar.

Ela disse:

“Eu acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem quem perder vão ganhar ou perder. Vai todo mundo perder”

Pode parecer apenas uma frase mal formulada por alguém que tem claramente problemas de comunicação. Mas não é isso. É uma poderosa mensagem que significa que mesmo nas derrotas, existe uma vitória. E que uma hora ou outra, todo mundo vai perder alguma coisa. Mas é a forma como vamos agir diante dessa situação que vai definir se “quando a gente perder, vai ganhar”.

Se não entendeu nada ainda, calma. Vou te contar a minha história.

 

Perder e começar do zero foi minha melhor solução

Imagine você acordar um dia, tentar acessar seu site, onde tem seu portifólio e tudo que você escreve e simplesmente não ter nada lá. De um dia pro outro, tudo some. Foi isso que aconteceu comigo no meu finado site e projeto, o Ideia que Contagia.

Ele foi hackeado e totalmente apagado. Todos os trabalhos que eu colocava e todos os posts que eu escrevia lá, se foram. Aquela era minha vitrine. Onde eu me comunicava com meu público. E de repente não tinha nada.

Eu poderia simplesmente ficar puto, xingar Deus e o mundo e jogar tudo pro alto, já que não era possível recuperar o que eu havia perdido. E de certa forma foi o que eu fiz. Por alguns dias eu simplesmente desisti.

Mas aí comecei a mudar meu mindstet. Eu já queria dar uma renovada no meu site. Precisava atualizar meu portifólio. Também estava pensando em mudar os rumos do meu projeto/empresa. Pronto. Essa não era uma tragédia. Era uma oportunidade!

Foi então que esqueci a Idea Box – Ideias que Contagiam e desenvolvi a Gui Santos PRO, totalmente especializada em criação de conteúdo e marketing digital. Criei um site novo, do zero, atualizei portifólio e investi em novas oportunidades. Mudei o rumo do negócio e isso foi a melhor coisa que fiz.

O que parecia uma tragédia, foi a melhor oportunidade que tive. E essa não foi a primeira das “tragédias” em minha vida. Nem será a última.

 

Às vezes é preciso escolher perder

Isso mesmo. Algumas vezes nós precisamos escolher perder algo, mesmo que isso pareça uma grande derrota, um passo atrás.Talvez você já tenha trabalhado em um emprego que não gostava tanto e tenha pensado que sair e buscar algo novo poderia ser a melhor opção, né? Feliz daqueles que nunca passaram por isso.

Não são raros os exemplos daqueles que escolheram deixar seus empregos para buscar algo novo. Eu já passei por isso. Deixei um emprego de corretor de imóveis, que até ganhava bem, pra me focar totalmente na criação de conteúdo e no marketing digital. E não me arrependendo nem um pouco. Escolhi também perder algumas oportunidades de trabalhar como funcionário em agências, pra continuar seguindo o meu caminho, com minha empresa e meus clientes. Escolhi perder a estabilidade e me arriscar em busca dos meus sonhos e do crescimento do meu próprio negócio. E, por enquanto, não me arrependo nem um pouco.

Perder faz parte do jogo. Perder pode nos fazer repensar o caminho que estamos seguindo. Resta, então, que saibamos aproveitar o melhor de uma perda e também o melhor momento para perder. Assim a gente ganha, mesmo perdendo.

 

—————

Este artigo também está lá no meu perfil do LinkedIn

Se quiser receber artigos como este por email, é só se cadastrar:http://eepurl.com/cqEXXv

Você também pode receber meus artigos semanais pelo whatsapp, é só se cadastrar neste link: http://cvtt.me/2p0LR9b (E pode relaxar, vou mandar uma vez por semana apenas, sem encher o seu saco!)

Ps.: Se você estiver acessando pelo computador, é necessário estar com o Whatsapp Web ativo. Ao clicar no link, você vai enviar uma mensagem automática pra mim, assim vou poder te adicionar na minha lista de contatos pra enviar meus conteúdos e, também, você poderá falar comigo normalmente. Nada robótico. Sou eu mesmo, conversando com você, crescendo junto com você! 

Aproveite e curta a minha página no Facebook: facebook.com/guisantospro

😘

———

Guilherme Santos: Formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduando em Mídias Sociais e Marketing Digital, atua na área de comunicação desde 2007 e escreve uma coluna semanal no Jornal de Laguna desde 2014. Fundou, juntamente com um sócio, em 2015 a startup Crush Design, especializada na criação e venda de móveis em formato digital. Também tem uma empresa de marketing e publicidade, que hoje se chama Gui Santos PRO, e é especializada em redação e criação de conteúdo. Também executa serviços de social media e design gráfico para diversos clientes.

Gostou do texto? Curta, compartilhe e comente. Vamos trocar ideias!

Você vai gostar desses artigos também

2 thoughts to “Você precisa perder para ganhar

  • Paty

    Arrasou Gui!! Ri muito da frase da Dilma mas entendi o ponto. E poxa, me coloquei no teu lugar perdendo tudo que já fiz e me deu um tremelique. Mas realmente, se a gente consegue enxergar uma “perda” ou uma “tragédia” como oportunidade as coisas mudam… te admiro. Vamos combinar que começar um site do zero é um saco né? Bah… portanto, parabéns!!

    Seguimos! Te chamei lá no Face! Bjs, parceiro digital 😅

    Responder
    • Guilherme Santos

      Ahhh nem me fale!!
      Começar do zero é um saco. E ainda ter que tentar recuperar coisa que foi feita, material que tava no outro site, pior ainda.
      Mas o segredo foi pensar que era uma oportunidade de fazer melhor. E realmente foi. Apesar de ainda não ser minha Grécia, este site já tá mil vezes melhor que o anterior.
      E valeu pelo comentário e pela parceria!!
      😀

      Responder

Gosto de ver os comentários. Escreve algo aí!