Vender infoprodutos não te torna especialista em marketing digital

 A nova onda do momento são os bonitinhos e bonitinhas que aprenderam a aplicar uma fórmula, vender infoprodutos, ganhar dinheiro e, então, se proclamam “especialista em marketing digital”.

Sinto dizer, mas pra ser “especialista” em algo é preciso muiitoooo mais do que apenas ganhar dinheiro vendendo cursos.

Se você é um desses autoproclamados especialistas, não fique bravo comigo (ainda). Te convido a continuar lendo este texto, pois vou explicar o que é o marketing digital e, de quebra, dar umas dicas de como se tornar especialista de verdade nessa área.

 

Primeiramente, o que é marketing digital?

Posso te garantir que:

  • marketing digital não é só vender infoprodutos;
  • marketing digital não é apenas crescer uma rede social;
  • marketing digital não se resume a técnicas para ganhar dinheiro na internet;
  • marketing digital não é aprender a vender por dropshipping;

Mas também posso te garantir que marketing digital é tudo isso e muito mais!

Por isso, se você só vende infoprodutos é praticamente impossível se autointitular especialista em marketing digital, visto que é uma área extremamente ampla.

Se liga só em algumas das áreas dentro do marketing digital:

  • Produção de conteúdo
  • Atendimento ao cliente / SAC 4.0
  • SEO/SEM
  • Growth Hacking
  • E-coomerce / Omnichannel
  • Tráfego pago
  • Business Inteligence / Ciência de dados / dentre outras áreas relacionadas cada vez mais presentes no marketing

E essas são só as que eu consegui me lembrar de cabeça, relembrando também alguns livros lidos e minhas aulas na pós-graduação em marketing digital (#Saudades).

Definição de marketing digital

Resumindo, vamos usar a Wikipedia pra chegar na definição do que seria o marketing digital:

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Ou seja: pra ser especialista em marketing digital você precisaria manjar muito de muitas destas coisas citadas. Provavelmente teria que fazer alguns cursos e até mesmo uma graduação ou pós-graduação.

Eu fiz graduação e pós e, mesmo assim, não me considero um “especialista”.

A seguir, explico o que é um especialista pra você entender porque não me considero um e talvez você, mestre dos infoprodutos, também não seja.

 

O que significa ser “especialista”

No futebol, Petkovic, Junino Pernambucano, Rogério Ceni, eram especialistas em cobrança de faltas. A assertividade deles era muito alta e ninguém duvidava das suas capacidades.

Segundo a Wikipedia, especialista é:

Um especialista, ou perito, é uma pessoa que se ocupa exclusivamente de um ramo particular de uma ciência, de uma arte, etc. O título é dado a profissionais que concluem curso de pós-graduação lato sensu nas referidas áreas. Também pode ser chamado de especialista o profissional que se empenha em uma matéria.

Vamos lá: Se o título é dado a quem conclui curso de pós-graduação lato sensu, logo, se o cara não fez nenhum curso desse, não deveria se intitular especialista.

Porém, ainda segundo o significado, especialista pode ser alguém que se ocupa exclusivamente de um ramo particular. Nesse caso, quem vende infoprodutos, também não pode ser especialista em marketing digital, já que este é um campo muito amplo.

Contudo, pode se intitular, então, de especialista em marketing de afiliados, ou venda de infoprodutos. Aí sim! Mas especialista em marketing digital? Nan nan!

 

Como ser um especialista em marketing digital

Primeiramente eu te indicaria a fazer uma graduação ou pós na área. Porém, como não sei de onde você está lendo isso e dada as diversas universidades que existem por aí, posso aconselhar que, antes de qualquer coisa, você comece seguindo algumas pessoas especializadas na área, lendo alguns livros e fazendo alguns cursos.

Especialistas de verdade que você pode seguir

Abaixo coloco uma lista de especialistas em marketing digital, que estudaram muito sobre o assunto, e que você deve seguir pra ter sempre conteúdos interessantes.

  • Rafael Kiso – Fundador e CMO da mLabs, uma das maiores plataformas de gestão de redes sociais do mundo.
  • Paula Tebett – Especialista em mídias sociais, criadora de conteúdo, manja muito de marketing digital e fala sobre tudo com muito humor.
  • Walter Longo – O cara chegou aqui quando isso tudo era mato! Um dos grandes empreendedores do ramo da comunicação, que aprendeu e empreendeu no marketing digital enquanto o setor ainda engatinhava.
  • Thiago Romariz – Criador de conteúdo, especializado em plataformas digitais. Criador do app Shippu e de canais que falam sobre cultura pop e cinema. Já trabalhou no Omelete e na CCXP. O cara é fera demais!
  • Rafael Rez – Estrategista de marketing digital com uma longa data de experiência. Autor de livros, dentre eles, meu preferido: Marketing de Conteúdo – a moeda do século XXI.
  • Philip Kotler – Não tem como falar em marketing sem citar Kotler. Indico muito o livro Marketing 4.0. Aliás, todos os livros do cara são como bíblias para o setor.

Estes são só alguns que me lembro neste momento. Mas existem muitos outros especialistas de verdade no ramo do marketing digital.

Te convido, inclusive, a entrar na Academia Jedi de Marketing Digital, minha comunidade no Hotmart Sparkle, pois vou aumentar esta lista e compartilhar por lá!

Livros que você precisa ler

Abaixo coloco uma lista de livros voltados para o marketing digital que vão te ajudar a se especializar nesta área.

Estes são apenas alguns. Você pode conferir mais livros interessantes na sessão “Seja Meu Padawan“.

 

Marketing de Afiliados: quer ser especialista nessa vertente do marketing digital?

Você já sabe que vender infoprodutos não te torna necessariamente um especialista em marketing digital, certo?

Mas você pode tentar se tornar um especialista em uma vertente do marketing digital, que é o marketing de afiliados, voltado para aqueles que querem ganhar dinheiro vendendo infoprodutos.

Além de ser formado em publicidade e propaganda, pós-graduando em marketing digital e mídias sociais, também estudo a área de marketing de afiliados e tenho alguns cursos que podem te ajudar a conhecer mais desse tema.

E já que muita gente que ganha dinheiro online se entitula especialista, vou colocar também alguns cursos que podem te ajudar a ganhar grana na internet. Mas daí você me promete que não vai se autointitular especialista em marketing digital, tá?

 

Quer aprender mais sobre marketing digital e, principalmente, sobre marketing de conteúdo?

Não entendo tudo sobre marketing digital, mas vivo ele há muito tempo. Trabalho diariamente com isso, principalmente com criação de conteúdo, então posso te ajudar a aprender um pouco mais sobre tudo isso.

Te convido a entrar no meu grupo do Whatsapp, onde também posto conteúdos e novidades.

Por fim, desejo que você realmente ganhe muito dinheiro com marketing de afiliados e que também aprenda bastante sobre marketing digital para que daqui um tempo possa se intitular um especialista no ramo.

 

 

—————

Este artigo também está lá no meu perfil do LinkedIn

Se quiser receber artigos como este por email, é só se cadastrar:http://eepurl.com/cqEXXv

Você também pode receber meus artigos semanais pelo whatsapp, é só se entrar neste grupo privado. Pode relaxar, que lá só eu escrevo, então não tem mil mensagens por dia. 

Ah, agora também tenho uma comunidade no Hotmart Sparkle, que é como uma rede social, onde posto conteúdos exclusivos e não tem o tal do algoritmo pra esconder as postagens.

😘

 

—————

Guilherme Santos: Formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduando em Mídias Sociais e Marketing Digital, atua na área de comunicação desde 2007.

É especialista em criação de conteúdo e marketing digital. Apaixonado pela escrita, trabalha como redator freelancer para diversos clientes em todo o Brasil. Faz parte do time de redatores da Contentools, escreve uma coluna semanal no Jornal de Laguna, além de públicar artigos em seu blog, LinkedIn e em portais parceiros que divulgam seus conteúdos.

 

—————

Gostou do texto? Curta, compartilhe e comente. Vamos trocar ideias!

Gosto de ver os comentários. Escreve algo aí!