5 dicas para se tornar um Mestre Jedi em Criação de Conteúdo

Olá, jovem Padawan!

Há muito tempo estudo e sinto a Força do Marketing de Conteúdo. Hoje, me declaro como Mestre, não porque sei tudo que preciso e estou um nível acima dos demais cavaleiros Jedi. Longe disso. 

Sou um Mestre Jedi em Criação de Conteúdo porque entendi que preciso estar em uníssono com esta Força e, principalmente, entender que há ainda muito a aprender e, quanto mais aprender, mais compartilhar conhecimento para que a galáxia inteira possa evoluir através deste poder.

Então, hoje trago aqui algumas dicas para que você também se torne um Mestre Jedi em Criação de Conteúdo. Dicas baseadas em frases famosas de ensinamentos propagados pelo grande Mestre Yoda.

 

1 – Não tenha medo de criar

“O medo é o caminho para o lado negro. O medo leva a raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento.”

Simplificando: o medo leva ao sofrimento.

Quando você começa, geralmente fica se perguntando demais sobre suas capacidades, sobre seu caminho: será que devo postar? O que as pessoas vão falar? E se alguém não gostar do que postei?

Não tenha medo! Se você está criando blogposts, posts para Instagram, vídeos para o Youtube, não tenha medo de começar. E fique tranquilo: todo mundo começa do zero.

No começo você vai criar conteúdo para ninguém, mas faz parte. É através da constância que você vai ter sucesso.

Uma dica prática que utilizei quando eu era um Padawan e começava a escrever em meu blog e no LinkedIn: eu sempre me perguntava “o que eu tenho a perder?”.

Se você postar tal conteúdo, corre risco de ser preso, perder uma boa quantia em dinheiro, machucar alguém ou algo do tipo? Não? Se não corre nenhum risco, então faz! Simples assim.

 

2 – Nada vem da noite para o dia

“Paciência você deve ter meu jovem Padawan.”

Para você ter resultados criando conteúdo para o seu negócio ou para conquistar seus primeiros clientes, é preciso ter paciência, pois não é de uma hora pra outra. 

Primeiro você vai precisar manter uma constância na sua produção de conteúdo.  Vamos a algumas dicas práticas:

Escolha seu canal principal

Não adianta dizer que vai estar em todas as redes sociais. Uma delas será a principal. Por exemplo, no meu caso, o LinkedIn foi a principal plataforma pra divulgação do meu trabalho e fortalecimento da minha marca pessoal.

Você pode ter um canal principal e outros de suporte. Tudo depende do seu negócio e o público que quer atingir. É importante que você avalie bem seus objetivos, onde quer chegar, quem é seu público, etc. 

São muitos detalhes, verdade. Mas, como Mestre Yoda ensinou, você precisa ter paciência. 

Mas se quiser facilitar o processo e ter a ajuda de outro Mestre, pode me chamar que te ajudo nesta missão, jovem Padawan.

Defina os pilares da sua criação de conteúdo

Sempre que inicio a produção de conteúdo para algum cliente eu faço a definição dos pilares de criação. São temas principais, que devem basear a produção de conteúdo.

Isso facilita demais o processo criativo, pois sei que devo procurar assuntos nestes temas.

Veja o exemplo de alguns pilares:

  • Vantagens do produto ou serviço
  • Notícias do ramo
  • Curiosidades sobre o tema, serviço, empresa
  • Datas comemorativas
  • Dia a dia do negócio
  • Dicas ou ensinamentos (tipo isso que estou fazendo agora)

Agora que você definiu alguns pilares, fica mais fácil encontrar assuntos dentro destes temas.

 

3 – Te organiza e faz!

“Faça ou não faça. Tentativa não há!”

Vou tentar fazer é o cacete! Faz! Define o que é preciso, quando vai ser e faz. Não fica só tendo ideias e planejando.

Quer saber como esse texto surgiu?

Eu vi no calendário que estava chegando o dia 4 de maio, o Star Wars Day.

Vi isso no dia 3!!! 

Depois de me punir mentalmente por ter esquecido desta data, pensei: preciso criar algo.

Por sorte, como sou um Mestre Jedi precavido, já tinha um banco com várias ideias para conteúdos (uma dica que posso aprofundar em outro momento).

Sabia da data e tinha ideias para colocar em prática. Anotei no meu calendário do Google pra iniciar a produção na manhã do dia 4 e postar no período da tarde e pronto, aqui está!

Teve uma ideia, quer criar um conteúdo, já vai lá e coloca ele no seu calendário. Bota uma data, um horário. Não deixa uma anotação perdida.

Seguindo a ideia anterior, de criar pilares, você pode organizar seu calendário semanal de modo que cada dia poste sobre um daqueles pilares que você definiu. Então, por exemplo, sabe que quarta-feira é o dia de postar alguma notícia. Então, Padawan, na quarta a notícia tem que ser postada no horário definido. Te puxa!

Defina dias e horários no seu calendário para fazer as coisas e siga isso religiosamente. Só assim você conseguirá produzir conteúdo de forma consistente.

 

4 – Não pare de aprender coisas novas e exercitar suas habilidades

Muito a aprender você ainda tem, jovem Padawan.

Esta é uma galáxia vasta e podemos encontrar conhecimento em todos os cantos dela. O Marketing Digital é uma Força que se transforma a cada segundo e se apresenta de diversas formas: marketing de conteúdo, marketing de afiliados, sensorial, neuromarketing e tantos outros.

Portanto, você precisa estar atento a sua área de atuação para aprender o máximo que puder.

Vou te dizer o que faço para continuar aprendendo sempre, jovem Padawan:

  • Primeiro, tento ficar atendo a qualquer notícia ou assunto relacionado ao tema que trabalho, como marketing digital e de conteúdo. Sigo referências nesta área, sites de notícias, entre outros.
  • Sigo canais no Youtube que falam sobre o assunto e tem conteúdo interessante e aprofundado.
  • Uso meu TikTok e Instagram pra seguir influenciadores das áreas de marketing digital, comunicação e empreendedorismo. Nestes meus perfis profissionais, sigo 90% de marcas e influenciadores da minha área. Deixo pra seguir amigos e familiares no meu Instagram pessoal, que nem uso mais tanto.
  • Sempre que possível, faço alguns curso e compro livros sobre os assuntos que gosto. Abaixo te indico dois cursos que podem te ajudar a facilitar sua criação de conteúdo: Como planejar, fazer e distribuir conteúdos e Mestre em Vendas Online.

Abaixo coloco uma lista de livros voltados para o marketing digital que vão te ajudar a se especializar nesta área.

Estes são apenas alguns. Você pode conferir mais livros interessantes na sessão “Seja Meu Padawan“.

 

5 – Tenha um Mestre Jedi ao seu lado

“Sempre passar o que você aprendeu.”

Uma das principais missões de um Mestre Jedi é passar o que aprendeu e permitir que outras pessoas tenham acesso à Força. 

É isso que tento fazer aqui e nas minhas redes sociais.

Por isso, te convido a me seguir para continuar aprendendo tudo que eu posso passar de conhecimento:

 

Espero que estes ensinamentos sejam valiosos pra você e saiba que estou à disposição se precisar de luz em seu caminho, jovem Padawan!

Que a Força esteja com você!

Gosto de ver os comentários. Escreve algo aí!